TURISMO

Wynwood Walls – O paraíso do Instagram em Miami

Engana-se quem pensa que Miami é só praia e compras. A poucos minutos do centro da cidade fica Wynwood, considerado um dos lugares mais descolados dos EUA. O bairro colorido e artístico acrescenta charme e muita arte a Miami. Não é atoa que se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade, com um clima underground repleto de galerias descoladas.

Wynwood reúne diversas galerias, museus ao ar livre, lojas, restaurantes e bares com uma proposta diferente de tudo que você já viu, inspirados pela arte que reina na região. O lugar mais famoso da área é Wynwood Walls, que se tornou o refúgio de artistas de todo o mundo. Mas todo o bairro é tomado por cores, através de desenhos e imagens estampadas por toda a área. Inclusive nos estabelecimentos e até no chão.

O bairro de Wynwood é um verdadeiro centro cultural, acessível para todos. E que ainda por cima rendem fotos absolutamente incríveis.

História de Wynwood Walls

O bairro era industrial, com fábricas e balcões nos anos 70. Foi abandonado pelo poder público e ficou sucateado por muitos anos. Nos anos 2000 um empreendedor do ramo imobiliário, chamado Tony Goldman decidiu iniciar um projeto de revitalização e transformação do bairro. Goldman, que também era responsável pelo desenvolvimento de Miami Beach e do SoHo, em New York, partiu de uma ideia simples: “Aproveitar as paredes sem janelas dos depósitos e galpões industriais do bairro como telas gigantes”.

Hoje, Wynwood é considerado uma das maiores instalações de arte de rua do mundo. São obras realizadas por mais de 50 artistas de 16 países espalhadas por todos os cantos do bairro. Inclusive artistas brasileiros como Kobra e Os Gêmeos. A região passou a ser mais preservada e desenvolvida, recebendo também lojas, galerias de arte, antiquários e restaurantes.

Wynwood Walls

Wynwood Walls é considerado o epicentro de Wynwood, com mais de 50 galerias de artes de todos os tipos. Apesar de ter grafites, galerias e outras atrações espalhadas por todo o bairro, o ponto de referencia da região é o Wynwood Walls. O local é bem descolado e oferece um cenário alternativo.

A principal atração são os grandes muros e paredões que se transformaram em lindas pinturas artísticas, grafitados com imagens de arte. No entanto o Wynwood Walls também possui galerias de arte, restaurantes e lindos jardins.

Algumas obras que estão no Wynwood Walls são assinadas por nomes como Shepard Fairey, Kobra, Os Gêmeos, Invader, Kenny Scharf, entre outros. Passear por Wynwood Walls é uma experiência única e encantadora. O parque fica localizado entre a NW 25th e 26th Street e a entrada principal fica na NW 2nd Avenue, é protegido por grades e muros. A entrada nessa área é gratuita e o horário de funcionamento na maioria dos dias é das 10h30 às 23h30.

Para quem gosta de arte o passeio por Wynwood Walls é imperdível. No entanto, as paredes grafitadas trazem desenhos sensacionais que agradam os olhos até mesmo de quem não se considera um amante da arte. Há uma variedade tão grande de desenhos que o lugar acabou se tornando o paraíso dos usuários do Instagram. Já que rende fotos incríveis.

Wynwood Walls

Galerias em Wynwood

Em Wynwood existem diversas galerias com obras de arte, além do parque Wynwood Walls. Cada galeria tem suas peculiaridades e uma personalidade própria e é possível encontrar todos os tipos de arte criados por artistas de diversos lugares do mundo. Na galerias Fredric Snitzer Gallery e David Castilho existem obras de artistas locais como Hernan Bras e Glexis Novoa, por exemplo.

Na Zadok Gallery estão expostas obras de arte contemporânea e moderna que vieram da China. Entre as outras galerias que vale a pena visitar estão: Pan-American Art Projects, Butter Gallery e Gregg Sheinbaum.

Wynwood Art Walk

No segundo sábado de cada mês acontece o Wynwood Art Walk. O evento começou como uma iniciativa de levar mais pessoas para conhecer o bairro e acabou se tornando muito popular entre jovens, adultos e até entre os idosos.  Atrai vários visitantes que vão à cidade apenas no dia do evento. Durante o Wynwood Art Walk as galerias ficam abertas até mais tarde e servem aperitivos e vinhos para as pessoas.

 É possível observar diversos artistas realizando as pinturas ao vivo, curtir uma música e ainda aproveitar os food trucks que ficam por todo o bairro. O Wynwood Arts District se transforma em um verdadeiro festival de artes noturno.

Onde comer

Em Wynwood as opções de restaurantes, bares e lanchonetes são variados. Todos com um ambiente bem cool, fachadas descoladas, funcionários simpáticos e clima descontraído. Quem visita a região para observar as galerias e os murais já aproveita para fazer uma pausa e almoçar ou jantar nos ótimos restaurantes do bairro.

O “Wynwood Kitchen Bar” é o restaurante mais famoso da região, está localizado dentro do Wynwood Wall. Possui uma área interna e outra externa e as paredes são pintadas com desenhos incríveis. O local conta com mais de 90 tipos de vinhos e 40 rótulos de cervejas.

Outro restaurante, muito recomendado por quem visita o bairro é o “Joey’s”. Que oferece um cardápio com pratos da culinária italiana e já recebeu artistas famosos como Jay Z e Beyoncé.

O “Coyo Tacos” vive lotado tamanho o sucesso que o lugar faz entre os locais e os visitantes. O restaurante serve uma típica comida mexicana, com tacos, burritos, guacamole, etc. E ainda possui uma espécie de balada secreta entrando pela porta dos fundos. Que serve mais de 50 tipos diferentes de drinks com tequila e mezcal.

Para uma sobremesa você não pode deixar de passar na “Serendipity”, uma pequena sorveteria com uma parede linda cheia de flamingos. O lugar traz criações inusitadas, porém deliciosas. Como o “druken chocolate” que é feito com whisky e o sorvete de cookies. Há ainda outros restaurantes que são muito concorridos como o Wynwood Diner, GK Bistronomie, Alter, entre outros.

Vida Noturna

Para quem deseja se divertir além de um delicioso jantar, pode contar também com ótimas opções como: “Cafeína”, um lugar clássico em Wynwood que une arte, música, comida saborosa e drinks que fazem o maior sucesso.

Outro lugar que oferece uma noite animada é o “Electric Pickle”, uma das casas noturnas mais conhecidas da cidade. Conta com espaço interno, externo e ainda três pistas de dança. Além de receber nomes da música eletrônica que são muito famosos em Miami.

O “Wood Tavern” é onde muitos moradores da cidade costumam ir para o Happy Hour. Tem um estilo urbano e alternativo, além de ser um bar mais intimista. O bar vende ótimas cervejas artesanais por preços a partir de US$4 e ainda oferece música ao vivo.

O “El Patio” oferece uma combinação perfeita de ritmos latinos, luzes coloridas, lindas plantas e cervejas por apenas US$1 no Happy Hour. Após a meia noite o lugar se torna uma balada bem agitada e passam a cobrar a entrada.

 Vale lembrar que aos domingos as galerias, lojas, bares e restaurantes de Wynwood ficam fechados. Portanto é possível visitar apenas os painéis ao ar livre neste dia.

Excursões e passeios guiados

Para quem deseja aprofundar a visita por Wynwood pode aproveitar os passeios oficiais oferecidos pelo Miami’s Best Graffiti Guide. A organização é liderada por dois artistas locais: Ryan the Wheelbarrow e Pedro AMOS. O trabalho se dedica a educar os visitantes sobre a arte do Grafite realizada na região.

Os tours apresentam os murais de Wynwood Wall e suas constantes mudanças, assim como os famosos grafiteiros e artistas de rua locais. Os passeios privados estão disponíveis todos os dias para grupos de todas as idades e possuem preços variados.

Se você está a passeio em Miami não deixe de conhecer o colorido de Wynwood. É um passeio imperdível!

Veja Também:

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar