IMIGRAÇÃO

Visto U – Visto concedido à quem é vítima de atividade criminosa nos EUA

A maioria das pessoas não têm conhecimento sobre o Visto U até infelizmente, se enquadrar nele. Esse Visto é para proteger as pessoas que foram vítimas de violência doméstica, abuso sexual, tráfico de estrangeiros, trabalho escravo, violência física ou psicológica e que colaborem com a polícia, que forneçam informações para ajudar no caso, na investigação. Alguém que foi vítima e que colabora com a polícia dentro do território estadunidense. Não importa se a pessoa agressora é americana ou não, caso alguém cometa algum crime nos EUA, a vítima desse crime tem direito ao Visto U. Com isso, eles aplicam as leis sobre o criminoso com a ajuda da vítima, ela pode receber o Visto U e o criminoso fica impedido de fazer outras vítimas pelo tempo determinado pela lei. Quem tem família, pode aplicar para seus dependentes também.

O Visto U te dá permanência de 4 anos, nesse tempo, você pode ir e vir do seu país de origem aos EUA quantas vezes quiser e pode ficar e trabalhar nos EUA. Porém, para aplicar para o green card primeiro é necessário seguir algumas regras. Você precisa estar nos EUA por 5 anos, e ficar 3 anos sem sair do país, seja os 3 primeiros ou 3 últimos (e nesses 3 anos a imigração fica de olho em você).

Independente de legalidade, não importa se está legal no país ou não. O Visto U só exige colaboração com a polícia, que sejam informações verdadeiras e de preferência que eles consigam prender a pessoa. Para isso será necessário que se tenha os boletins, todo o histórico de ocorrência hospitalar e se possível testemunhas. Um único detalhe que vale mencionar é se a pessoa tiver entrado pelo México, ou seja, não ter entrado pela “porta da frente” dos EUA, com um visto (qualquer que seja) em mãos. O Visto U também pode ser tirado para quem entrou de forma ilegal, mas nesse caso, o processo é um pouco demorado.

Quais crimes se encaixam para a qualificação para o Visto U?

Aqui tem uma lista dos crimes, as vítimas deles podem se qualificar para o Visto U. Além disso, a vítima deve colaborar com as autoridades que estão cuidando do caso, da investigação desse mesmo crime. Esse crime deve ter acontecido nos EUA e violar alguma lei americana. Caso não possa falar por si só, devido à alguma deficiência ou se for menor de idade, um responsável ou amigo pode te ajudar com isso.

  • Rapto, Sequestro;
  • Contato Sexual Abusivo, Abuso Sexual, Exploração sexual; Estupro;
  • Chantagem, Extorsão;
  • Violência doméstica;
  • Falsa prisão;
  • Mutilação genital feminina;
  • Agressão criminosa;
  • Fraude na contratação de mão de obra estrangeira;
  • Manutenção de pessoas como reféns;
  • Incesto, Prostituição;
  • Servidão involuntária, Comércio de escravos;
  • Homicídio culposo, Assassinato;
  • Obstrução da Justiça;
  • Perjúrio;
  • Perseguição, Tortura;
  • Tráfico;
  • Manipulação de testemunha;
  • Restrição criminosa ilícita.

Outros crimes parecidos, com atividade similar também se encaixa em crimes relacionados.

Como tirar o Visto U?

Para solicitar o Visto U, será necessário enviar os documentos Form I-918, Petition for U Nonimmigrant StatusForm I-918, Supplement B, U Nonimmigrant Status Certification assinado por funcionário autorizado da agência certificadora de cumprimento da lei (PDF). Esse funcionário deve confirmar que a vítima está sendo prestativa, que quer ajudar no caso e que ela será útil na investigação/processo. A vítima também deve descrever o crime, o que aconteceu, em uma declaração pessoal.

Além disso, todas as provas possíveis do acontecido são necessárias. Então, quando o crime ocorrer, é recomendado chamar a polícia, fazer um report (boletim de ocorrências) e guardar todos os registros médicos, de exame de corpo de delito. Pegue tudo o que puder e leve em um advogado. Ele te dirá se o ocorrido pode te qualificar para um Visto U e te instruirá no processo.

Quer saber mais? Entre no site da USCIS.

Saiba mais sobre o I-360 e os critérios para o Visto U

O Visto U é concedido à quem é vítima de atividade criminosa nos EUA. Já fizemos um artigo sobre esse visto, entretanto, muita gente ainda se pergunta se o seu caso se encaixa nessa categoria. É importante ressaltar que não são todos os casos que qualificam para um Visto U. Embora todos devam ser analisados! Existem casos de pessoas que não se encaixam no Visto U mas se encaixam no I-360, então é bom ficar bem informado para saber quais os direitos de cada um. Então leia esse post até o fim e saiba quais são os critérios para conseguir esse visto.

Visto U

Existe uma lista de crimes que qualificam para o Visto U, dentre eles estão agressão, violência, abuso sexual, extorsão, violência doméstica, briga em rua, mutilação, estupro, tortura, sequestro e outros. Se a pessoa está em solo americano e se tornou vítima de um crime dessa lista, ela deve cooperar com o governo para solucioná-lo e punir o criminoso. Até a própria ligação para a polícia já é um ato de cooperação. E essa cooperação pode trazer para a vítima o Visto U.

Em um caso desses, o governo poderá dar um status e posteriormente até conseguir um Green Card. Lembrando que o Green Card não vem automaticamente, é um processo longo.

Quanto tempo demora para sair o visto U?

Leva aproximadamente 4 anos para sair uma permissão de trabalho do visto U. Depois disso, você pode aplicar para o green card. A razão pela demora no recebimento da residência permanente é que existe uma cota anual de quantos Vistos U podem ser dados.

Quantos anos de Visto U é preciso para aplicar para o Green Card?

3 anos. Depois de 4 anos para conseguir a permissão de trabalho, como dito ateriormente, sairá o Visto U. Depois de 3 anos com o Visto U dá para aplicar para o Green Card.

A importância das provas

Antes de procurar um advogado, é recomendado juntar provas do ocorrido. Somente dizer que te agrediram não é o suficiente para o advogado entrar com o processo. Seria necessário o report da polícia ou uma carta do condado. Existem sim casos que não precisam de provas, isso varia de caso para caso, mas é bom juntar o que conseguir. É importante nunca deixar de buscar um advogado para analisar a situação.

O advogado irá pedir uma certificação do Visto U e uma agência governamental deve assinar essa certificação. Eles também analisarão o caso, saber se houve cooperação, saber se a vítima é mesmo vítima ou se teve parte no incidente. Há casos em que as pessoas saem procurando briga na rua somente para conseguir esse visto. Tudo depende da jurisdição, do departamento de polícia, alguns lugares pode ser que dê e outros não… Por isso você deve sempre recolher provas e procurar um advogado (procure mesmo sem provas também).

Crimes muito antigos ainda tem validade? Ou precisa ser recente?

Não importa a data do crime. O importante é tentar. O pior que pode acontecer é receber um não. E é possível sim que consiga um Visto U por um crime antigo. Não deixe de tentar e procurar um profissional para analisar o caso.

Quais são os custos do Visto U?

O Visto U não tem taxa, somente a impressão digital. No caso de o solicitante ter entrado ilegalmente nos EUA, então precisa pagar uma taxa de mais de $900 dólares e obter perdão. Mas se o solicitante entrou legalmente, tudo certinho, então só paga a impressão digital.

O Visto U já dá um status legal?

Enquanto o processo estiver correndo dentro daqueles primeiros 4 anos, o status do solicitante continua como está. Se estiver ilegal, continua ilegal. Mas se tiver dentro do período de permanência e o status for expirar em breve, é importante voltar ao país de origem para ser processado de lá. Ou então estender o visto, ou terminar os estudos, mas manter sempre a legalidade. O importante é que a vítima do crime coopere. Sempre tenha cuidado e procure um profissional da imigração.

Qual a diferença entre o visto U e o I-360?

O Visto U é concedido a qualquer pessoa que seja vítima de algum tipo de crime nos EUA. O criminoso pode ser qualquer pessoa. No caso do I-360, a vítima deve ser cônjuge ou pai de um cidadão ou residente americano e sofrer o crime por parte dessa pessoa. Não adianta ser namorado ou morar juntos, deve ser oficial, no papel.

Importante frisar que brigas casuais não se encaixam, deve ser algo que seja qualificado como crime, abuso ou violência, mesmo que não seja algo físico. Pode ser agressão ou abuso psicológico também (isso no I-360). É necessário recolher bastante evidências, fazer um teste psicológico… Como sempre, é recomendado procurar um profissional para analisar o caso.

Para o I-360 não precisa ter um report, como acontece com o Visto U, mas é bom ter evidências. Pode ser testemunhas, fotos, qualquer tipo de documento, um diário… Recolher evidências! Se a imigração for acreditar em todos que mandam um caso, todos sairiam com o I-360 e viraria uma bagunça. É extremamente recomendado recolher o máximo de provas que conseguir. Não importa o status, não importa se está ilegal no país. Crime é crime. Se ligar para a polícia, nada irá acontecer com a vítima.

Como lidar com ameaças

Existem casos onde o brasileiro está ilegal no país e casado com um cidadão americano, e esse cidadão ameaça o brasileiro dizendo que vai denunciá-lo para a imigração e mandar deportá-lo. Então muita gente tem medo de chamar a polícia por não ter documentos legais nos EUA. Atenção! Chamar a polícia não afeta o estado imigratório de ninguém. Essas ameaças são usadas até como evidências para o caso. Denunciar a pessoa que ameaça à polícia é primordial. Não importa o status! Crime é crime! A polícia deve ser chamada.

Por fim

A vítima tem sim seus direitos, independe de status. É essencial que ela procure profissionais que possam ajudar, que possam encontrar uma solução para o caso. Muita gente fala mal do governo e da imigração, mas nesse quesito, tanto do Visto U quanto do I-360, são maneiras do governo ajudar as vítimas de crimes e pessoas que estão em relações abusivas. Isso é um benefício que os Estados Unidos e o sistema americano dá às pessoas.

Caso a vítima não se enquadre em nenhuma dessas questões do Visto U ou I-360, mesmo assim não deve deixar de procurar ajuda. O Consulado Brasileiro também ajuda e dá muita assistência à muitas pessoas vítimas de agressão. O importante é não ter medo e denunciar. Esses documentos existem para isso.

Esperamos que nunca seja necessário que esses documentos sejam solicitados. Mas, se for o caso, que você esteja bem informado. Veja mais informações sobre vistos nos links abaixo:

Veja também:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar