BUSINESSTURISMO
Tendência

Vale do Silício California

O berço da Tecnologia

Localizado na costa oeste dos Estados Unidos, mais precisamente no estado da Califórnia, o Vale do Silício, abrange diversas cidades na região da baía de São Francisco. Entre elas, Palo Alto, Mountain View, Berkeley, Santa Clara, San Jose, Fremon, Cupertino e Stanford.

Conhecido como o maior polo de inovação e tecnologia do mundo, o também chamado Silicon Valley (nome original em inglês) reúne multinacionais importantes, e é berço de grandes empresas, como o Facebook, Google e Uber. Além das empresas com enorme potencial lucrativo e de crescimento, o local recebe ainda inúmeros investimentos de diversos países, promovendo ainda mais o potencial das corporações lá instaladas.

Silicon Valley USA

O nome Vale do Silício foi criado pelo investidor Ralph Vaerst, que fundou diversos empreendimentos no local. No ano de 1971, o jornalista Don Hoefler assinou vários artigos com o título de “Silicon Valley USA”, para o Eletronic News, semanário especializado da época, fazendo com que o nome fosse impresso pela primeira vez.

O nome teve origem, devido à forte utilização do silício, elemento químico utilizado para produzir componentes eletrônicos como chips, já que grande parte das empresas de computação usavam o componente como matéria-prima para os processadores. A geografia do local fez com que o “Vale” fosse acrescentado ao nome.

Dois fatores foram muito importantes para impulsionar a região, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Na época, os Estados Unidos tentavam superar outros países no quesito tecnologia e corrida espacial, e as indústrias eletrônicas que estavam instaladas no Vale, foram fornecedoras de todo material necessário. Nesse período também, as instalações da NASA passaram a atrair diversos pesquisadores e cientistas para o local.

No século 20 o porto de São Francisco também acabou se tornando um lugar estratégico, conectando indústrias do rádio, do telégrafo e da tecnologia aeroespacial. O que passou a atrair cada vez mais empresas de tecnologia se firmando na região.

O sucesso do Vale do Silício

Diversas razões fizeram o Vale do Silício ter tanto sucesso e representatividade no mundo todo. Além de reunir empresas já bem-sucedidas, o local contém ainda oportunidades, capital financeiro e investimentos. A união de profissionais com grandes talentos e habilidades, também faz com que o Vale seja rico em capital humano. Com toda certeza, uma das principais particularidades do Vale do Silício é viabilizar novas ideias, principalmente quando se trata de investimentos financeiros.

No epicentro da região ficam localizadas as universidades de Stanford e Berkeley, que oferecem todo ano para as empresas locais, centenas de “mentes” talentosas e capacitadas para a área da tecnologia. Um artigo escrito por Larry Alton, para a revista The Balance, mostrou que o sucesso do Vale é devido a conexão de 3 fatores, que seriam a área acadêmica, o setor privado e o governo. “Os três setores convergem juntos para a criação de um ambiente que é como nenhum outro no mundo”, afirma.

A importância do Vale do Silício

É no Vale do Silício que nascem as principais tendências seguidas por grandes empresas de diversos países. É na região também que se originaram as startups, baseadas no crescimento acelerado na área tecnológica. O Vale movimenta fortemente a economia do país, criando e desenvolvendo empresas inovadoras e lucrativas.

A região possui uma grande diversidade cultural, abrigando pessoas de diferentes partes do mundo. Uma análise de dados do Silicon Valley Institute for Regional Studies, feita em 2016, apontou que 37% da população do Vale era de imigrantes. Essa variedade de ideias oferece maior aceitação para experimentar coisas novas e se adaptar as necessidades do mercado.

Principais empresas

Vale do Silício California

Google

O Google exerce atividades, como a publicidade online, APIs, desenvolvimento de hardware e software, computação em nuvem e é sem dúvida, o maior mecanismo de buscas do mundo. A base da empresa fica em Mountain View.

Facebook

Atualmente é considerada uma das empresas mais valiosas do mundo, fica localizada em Menlo Park e possui mais de 2 bilhões de usuários ativos.

Apple

Uma das maiores fabricantes de eletrônicos, softwares e serviços online do mundo. Fica localizada em Cupertino e em 2015 tornou-se a primeira empresa americana avaliada em mais de 700 bilhões de dólares.

Twitter

Chamada de microblog, a rede social se caracteriza por seu número limitado de caracteres, atualmente aumentado para 280. Seu número de usuários mensais é de 328 milhões.

Netflix

Famoso serviço de streaming que conta com mais de 100 milhões de usuários e vale mais de 20 bilhões de dólares. A empresa que revolucionou o mercado de séries e filmes, tem sede em Los Gatos.

Microsoft

A famosa empresa de Bill Gates é simplesmente uma das maiores multinacionais de tecnologia do mundo, oferecendo uma enorme quantidade de produtos e serviços, como licenças e suportes, computadores, eletrônicos e softwares.

Adobe

Tem sua sede em San Jose e é uma desenvolvedora de aplicações, alguns dos mais famosos são o Photoshop, InDesign, Illustrator, Acrobat, Dreamweaver, Flash, After Effects e Contribute, além do leitor de PDFs Acrobat.

Samsung

Possui seu escritório em San Jose, e patrocina uma das melhores equipes de League of Legends do mundo, a Galaxy, que em 2017 consagrou-se como campeã mundial, aliando-se à Six Flags, para criar uma montanha-russa. O grupo sul-coreano oferece uma grande linha de investimentos, como eletrônicos, construção, serviços financeiros e médicos e até mesmo construção de barcos.

Pixar

A empresa foi fundada por Steve Jobs e é subsidiária da Disney. Muito famosa por suas animações em CGI, um exemplo são Toy Story, Vida de Inseto, Procurando Nemo, Os Incríveis e Monstros S.A.

Uber

Uma das principais empresas de transporte do mundo, que abalou esse mercado, tem sede em San Francisco.

Dell

É considerada uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com mais de 140 mil funcionários. Tem foco no desenvolvimento de computadores, como desktops de trabalho, pessoais, notebooks, computadores para games e etc.

Amazon

Estava em sexto lugar na lista das marcas mais valiosas do mundo em 2017. O Carro-chefe da marca é o comércio eletrônico, mas também oferece serviços de computação em nuvem e faz grandes esforços em tecnologia.

WhatsApp

Possui mais de 1,3 bilhão de usuários e é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. Recentemente foi comprado pelo Facebook.

Turismo no Vale do Silício

É possível fazer turismo pelo Vale do Silício, já que algumas empresas oferecem tours abertos ao público. Com um roteiro, você consegue conhecer lugares que marcaram história, como universidades, museus e empresas da região.  Dá para conhecer por exemplo, o Google e a garagem onde foi criada a HP.

A Universidade de Stanford, em Palo Alto, oferece tours e permite que os turistas visitem suas instalações. Na cidade de Mountain View, há opções como por exemplo o Centro de Pesquisa da NASA, o Ames Research Center, um museu cheio de itens relacionados ao espaço e as missões da agência. Além do Museu da História do Computador, onde é possível encontrar uma exposição totalmente dedicada a contar a evolução e revolução dos computadores.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo