VIDA NA AMERICA

Napa Valley, a Rota dos Vinhos na Califórnia

Conheça a região que atrai cerca de 5 milhões de visitantes todos os anos

Napa Valley é uma famosa região vinícola localizada no Condado de Napa, ao norte da Baía de São Francisco, na Califórnia. Considerada o segundo destino turístico mais popular do estado, perdendo apenas para a Disneylândia, a região recebe cerca de 5 milhões de visitantes todos os anos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Napa Valley não é uma cidade, mas sim o conjunto de várias pequenas cidades que ficam ao redor do Rio Napa, entre as principais: Napa, Yountville, Santa Helena e Calistoga.

Napa Valley é responsável por mais de 90% do vinho produzido nos Estados Unidos, tornando o país o quarto maior produtor da bebida no mundo. Dois principais fatores muito importantes fazem com que a região produza excelentes vinhos: o clima e o solo, que fizeram do lugar a área perfeita para o cultivo de diversos tipos de uvas.

Quem é admirador de uma das bebidas mais antigas do mundo, não pode deixar de conhecer Napa Valley. Com mais de 400 vinícolas, a região conta com cidadezinhas charmosas, pequenas, mas com ótima infraestrutura, oferecendo diversos hotéis, pousadas e restaurantes, que vão do simples ao mais requintado, agradando a todos os gostos e estilos.

“Julgamento de Paris”

A região ficou conhecida mundialmente no ano de 1976, com o “Julgamento de Paris”, famoso evento de degustação de vinhos que aconteceu na capital francesa, no dia 24 de maio. O pequeno evento, que hoje é considerado a degustação mais importante do século XX, reuniu alguns jurados para avaliar os vinhos franceses e americanos (especificamente da Califórnia) e coloca-los lado a lado em uma disputa.

O evento contou apenas com cerca de 20 pessoas, entre eles os jurados e os garçons. Todos esperavam que os vinhos da França iriam vender a disputa e somente um jornalista decidiu cobrir o evento, que acabou surpreendendo a todos quando os vinhos californianos superaram os famosos vinhos franceses nos testes às cegas.

10 principais vinícolas de Napa Valley para visitar

Escolher a melhor vinícola para visitar na região do Napa Valley é uma missão muito difícil, já que o gosto por vinho pode ser algo muito pessoal. Porém, algumas vinícolas acabam se destacando mais entre os especialistas do assunto. Conheça agora as 10 principais vinícolas do Napa Valley e como aproveitar cada uma delas:

  1. Sattui Winery

Esta vinícola localizada na cidade de Santa Helena é considerada a mais popular e a mais visitada da região, segundo o site California Winery Advisor, especializado na bebida. Oferece 80 variedades de vinhos, champanhe e portos, lindos lugares para piqueniques, passeios programados e degustação de barris, além de uma clássica lanchonete italiana, com pães, saladas, doces e vários tipos de queijo. O local tem ainda uma loja própria onde vende itens de decoração.

É o lugar ideal para você passar o dia, desfrutando de vinhos da melhor qualidade enquanto relaxa com a família. Para mais informações sobre as reservas e os preços, acesse o site oficial da vinícola www.vsattui.com. O endereço é 1111 White Ln, St Helena e o local funciona diariamente das 9h às 18h e até as 17h durante o inverno.

  1. Chateau Montelena Winery

A vinícola ficou conhecida mundialmente em 1976 quando o Chateau Montelena Chardonnay de 1973, ganhou o primeiro lugar do evento “Julgamento de Paris”, deixando para trás os melhores vinhos franceses. O local fica instalado em um belo castelo de pedra com lindos jardins chineses e um lago encantador. Os visitantes podem passear e conhecer o local além de fazer degustação dos vinhos. Porém, somente os membros do Wine Club podem frequentar os locais reservados para piqueniques.

O Chardonnay continua sendo um dos vinhos mais produzidos na Califórnia, no entanto quem passou a ganhar cada vez mais destaque na vinícola foi o Cabernet Sauvignon ao estilo Bordeaux. O local oferece uma experiência de degustação de vinho inesquecível, vale a pena conhecer. O endereço é 1429 Tubbs Ln, na cidade de Calistoga e o horário de funcionamento é das 9h30 às 16h, todos os dias. Mais informações estão disponíveis no site oficial www.montelena.com.

  1. Darioush Winery

A tradicional vinícola foi fundada em 1997, pelo imigrante Darioush Khaledi, que veio do Irã para os EUA em busca de conquistar o “sonho americano”, após a revolução islâmica. O local possui grandes colunas de Persépolis emoldurando a entrada para um verdadeiro palácio real. A vinícola é conhecida por seus vinhos no estilo Bordeaux e oferece um atendimento excepcional, que faz o visitante se sentir como uma verdadeira realeza ao fazer a degustação de vinhos famosos servidos com queijos e nozes artesanais.

No site da vinícola , www.darioush.com estão disponíveis informações sobre os preços e pacotes oferecidos pelo local. O endereço é 4240 Silverado Trail, na cidade de Napa e o horário de funcionamento é diariamente, das 10h30 às 17h.

  1. Beringer Vineyards Winery

Mais uma vinícola histórica da região do Napa Valley, fundada em 1875, pelos irmãos alemães Jacob e Frederick, imigraram para os Estados Unidos. O local oferece um tour de 30 minutos guiado pela Old Winery por túneis históricos, terminando na bela mansão Rhine House, onde os irmãos viviam. O passeio conta ainda com uma deliciosa degustação de vinhos que inclui uma seleção de 3 vinhos. Para mais informações e reservas acesse o site www.beringer.com.

O endereço é 2000 Main Street, na cidade de Santa Helena e o horário de funcionamento é das 10h às18h (entre os meses de junho e outubro) e das 10h às 17h (dos meses de novembro a maio).

  1. Inglenook Winery

Essa é uma das primeiras vinícolas da região, fundada pelo capitão finlandês, Gustave Niebaum, em 1879. Ele era apaixonado por fazer vinhos finos em pequenas quantidades. Foi no ano de 1975 que o cineasta Francis Ford Coppola comprou a vinícola e com muito esforço a restaurou, trazendo de volta todo seu encanto original. Os passeios pelo local são realizados somente com agendamento antecipado, mas vale muito a pena ir até Inglenook e conhecer um dos vinhos mais saborosos de Napa Valley.

O endereço é na 1991 Street Helena Hwy, em Rutherford e o horário de funcionamento é das 10h às 17h, todos os dias. Mais informações são encontradas no site www.inglenook.com.

  1. Luna Vineyards Winery

A vinícola foi fundada em 1995 por Michael Moone e George Vare. É um vinhedo incrivelmente lindo e moderno e a maior produtora de Pinot Grigio em Napa. O local oferece um espaço ensolarado e amplo, para relaxar enquanto se degusta os vinhos acompanhados por uma boa música em um ambiente descontraído. Há ainda belas vistas panorâmicas da trilha de Silverado, que tem vista para as vinhas da sua torre na cobertura.

É indicado fazer reservas para visitar a vinicola, mais informações estão disponíveis no site lunavineyard.com. O endereço é 2921 Silverado Trail, na cidade de Napa. O horário de funcionamento é das 10h30 às 18h, todos os dias.

  1. Domaine Chandon

Fundada em 1973 na região de Napa Valley, a vinícola é uma filial da mundialmente conhecida Moët & Chandon, localizada na região de Champagne, na França. O local é especializado na produção de espumantes de alta qualidade e faz ainda vinhos com uvas do tipo Chadornnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, tradicionalmente usadas também na produção de champanhe.

A vinícola oferece tours educacionais, que explicam um pouco a história da Chandon, as etapas do processo de produção do vinho, os tipos de uvas utilizados e sobre a bebida produzida no local. Além da degustação que continua com o guia dando dicas e mais informações sobre as bebibas. O endereço é 1 California Drive, na cidade de Yountville e o horário de funcionamento do centro de visitantes é das 10h às 17h, todos os dias.

  1. Castello di Amorosa

A vinícola fica no alto de uma colina em um castelo que possui 107 cômodos, distribuídos em 8 andares e com o tamanho total de mais de 11 mil m². O local produz vinhos de estilo artesanal italiano, entre eles Cabernet, Merlot, Primitivo e Sangiovese. As salas de degustação ficam no subsolo, em um lugar que lembram as antigas tabernas, onde os visitantes podem provar os vinhos vendidos apenas no Castello di Amorosa.

O endereço é 4045 St Helena Hwy, em Calistoga. O horário de funcionamento é das 9h30 às 18h (entre os meses de março e outubro) e das 9h30 às 17h (de novembro a fevereiro). Mais informações estão disponíveis no site castellodiamorosa.com.

  1. Domaine Carneros

A bela vinícola também localizada em um grandioso castelo, foi fundada pela nobre família francesa por trás de Champagne Taittinger,em 1988. É inspirada em uma mansão francesa do século XVIII, de propriedade de Taittinger. O local oferece vinhos espumantes de altíssima qualidade e é preciso fazer reservas com antecedência para os tours guiados e para as degustações.

Os passeios mostram os bastidores de como a bebida é produzida, desde as vinhas até o processo de engarrafamento, acompanhado de uma grande variedade de queijos artesanais, caviar gourmet, salmão defumando e charcutaria. O endereço é 1240 Duhig Road, em Napa e o horário de degustação é das 10h às 17h30. Mais informações no site domainecarneros.com.

  1. Spottswoode Winery

Essa é uma clássica e histórica vinícola de propriedade familiar, no Napa Valley. Foi fundada em 1882 por George Schonewald e ficou marcada pela casa vitoriana retratada em seus rótulos de vinhos. Em 1982, Mary Novak assumiu a vinícola que é gerenciada atualmente por suas filhas Beth Novak Milliken e Lindy Novak. A família produz um pequeno, mas delicioso portfólio de 3 variedades, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e uma Syrah.

É na fazenda vitoriana, cercada pelas vinhas, que ficam o centro dos visitantes e a sala de degustação. Há passeios disponíveis com no máximo 10 pessoas e é necessário agendar com antecedência. O endereço é 1902 Madrona Avenue, na cidade de Santa Helena. Mais informações pelo site www.spottswoode.com.

Onde se hospedar na região de Napa Valley

A região de Napa Valley oferece diversas opções de hotéis e pousadas para receber os visitantes que estão conhecendo a região. Vale lembrar que é importante pesquisar e reservar com antecedência a melhor opção que se encaixa no seu roteiro de viagem. Veja algumas dicas de lugares:

Cidade de Napa

R Inn Napa: essa pousada fica localizada em um prédio histórico, com quartos inspirados nos hotéis europeus, no centro de Napa. O local é de gerência familiar e você pode aproveitar um delicioso café ou chá gratuitos, bem como uma garrafa de vinho na chegada. O endereço é 623 Coombs Street.

Napa Valley Hotel & Suites: o hotel é bem localizado, no centro da cidade, ficando apenas a 5 minutos do teatro Napa Valley Opera House e do restaurante Napa General Store. Os quartos são bem equipados e a recepção funciona 24 horas por dia. O endereço é 853 Coombs Street.

Silverado Resort and Spa: o local oferece uma ótima estrutura, com 10 piscinas, 17 quadras de tênis e 2 campos de golfe profissionais. O resort oferece ainda 3 restaurantes em seu espaço, além de providenciar serviços como aluguel de bicicletas e passeios nas vinícolas. Por ser um hotel grande, vale a pena ficar ligado nas promoções que sempre ficam disponíveis. O endereço é 1600 Atlas Peak Road.

Candlelight Inn Napa Valley: a pousada oferece quartos espaçosos e um saboroso café da manhã de 3 pratos, com frutas da estação e iogurte, as tradicionais panquecas americanas ou rabanadas e criações gourmet, como uma Strata (um tipo de torta) de espinafre e cogumelos com estragão. Com uma arquitetura Tudor Inglesa de 1929, o local ainda oferece assistência para o hospede planejar o roteiro de passeios pelas vinícolas da região. O endereço é 1045 Easum Drive.

Cidade de Yountville

Bardessono Hotel and Spa: O hotel 5 estrelas oferece serviços de excelência, suítes espaçosas com varandas privativas e lareiras, além de um spa completo, um restaurante que conta com ingredientes orgânicos e um bar que oferece degustação de vinho nas noites de sexta-feira. Fica localizado a uma curta distância da vinícolas Girard Winery and Somerston Wine Company. O endereço é 6526 Yount Street.

Maison Fleurie, A Four Sisters Inn: o hotel fica localizado a poucos minutos de boa parte das vinícolas da região. Oferece café da manhã completo todos os dias e vinhos com aperitivos no fim da tarde. Cercado por belos jardins, o local fica próximo de diversos pontos turísticos da cidade. O endereço é 6529 Yount Street.

Napa Valley Lodge: o hotel oferece um maravilhoso tratamento de spa e um café da manhã continental regado à champagne, frutas frescas, queijos, waffles, itens de confeitaria, sucos, entre outras delicias. Você pode ainda relaxar nas espreguiçadeiras que ficam no terraço ao ar livre, contemplando a vista do belo jardim. O local fica a 15 minutos do centro da cidade, onde ficam diversas lojas, restaurantes e os passeios de balão. O endereço é 2230 Madison Street.

Cidade de Santa Helena

Meadowood Napa Valley: o hotel oferece um ótimo restaurante, degustações de vinhos e aulas de tênis, aulas de culinária, trilhas, ciclismo, entre outros serviços. Localizado a apenas 5 minutos do centro da cidade, o hotel tem a sua própria vinícola. O endereço é 900 Meadowood Lane.

Harvest Inn: fica situada a apenas 5 minutos de carro das principais vinícolas da região e da cidade de Santa Helena, a pousada conta com serviço de spa e o restaurante Harvest Table, que conta com diversas iguarias preparadas com ingredientes regionais e os melhores vinhos de Napa Valley. O endereço é One Main Street.

El Bonita Motel: localizado no centro da região de Napa Valley, esse charmoso motel típico americano oferece quartos com decoração exclusiva, além de banheiras de hidromassagem e uma piscina ao ar livre. Fica a apenas 6 minutos de carro do St. Helena Wine Tours, que oferece passeios de limusine para várias vinícolas da região. O endereço é 195 Main Street.

Vineyard Country Inn: a pousada oferece um café da manhã continental de luxo e também aluguel de bicicletas. O Gott’s Roadside Restaurant fica a apenas 900 metros da pousada. Tem uma decoração mais rústica e uma linda vista dos vinhedos, além da deliciosa piscina. O endereço é 201 Mains Street.

Cidade de Calistoga

Cottage Grove Inn: localizado em um antigo bosque de árvores e vegetação rica, o hotel se divide em casas de campo privativas de luxo bem próximo do centro da cidade. Você pode aproveitar o delicioso café da manhã e os queijos servidos com vinhos todos os dias enquanto descansa na charmosa varanda e também usar de graça as bicicletas disponíveis para os hóspedes. O endereço é 1711 Lincoln Avenue.

Calistoga Ranch: o hotel é moderno e possui todas as comodidades que uma hospedagem precisa ter, oferece piscina, um chuveiro ao ar livre com efeito de chuva disponível em todos os quartos e um ótimo restaurante com pratos regionais. O local oferece também academia e uso gratuito de bicicletas para explorar os arredores, assim como yoga e trilhas. O endereço é 580 Lommel Lane.

Calistoga Spa Hot Springs: o hotel oferece 4 piscinas de água mineral, spa com banho de lama, máscara corporal e massagem, academia e um estúdio de ioga. Além de quartos aconchegantes e com vista para a montanha. Fica a 1,6 km da vinícola Castello di Amorosa. O endereço é 1006 Washington Street.

Onde comer na região de Napa Valley

A região de Napa Valley possui diversos restaurantes excelentes, com muitas opções gastronômicas, acompanhadas dos melhores vinhos do país. Entre os restaurantes mais disputados de Napa Valley, estão:

Farma at Carneros: um ótimo restaurante localizado na cidade de Napa. Você pode escolher entre jantar em uma elegante sala, com lareiras, iluminação dramática e um teto de catedral ou jantar ao ar livre no pátio. O bar oferece coquetéis feitos à mão e uma extensa lista de vinhos regionais. O endereço é 4048 Sonoma Hwy e é indicado fazer reservas com antecedência.

Napa Valley Wine Train: uma experiência única e inesquecível que vai além de uma viagem no trem do vinho. Você saboreia sua refeição enquanto faz um incrível passeio de trem pelas belas paisagens de Napa Valley. O Wine Train é uma viagem de ida e volta de 3 horas e 56 km que vai do centro de Napa até Santa Helena e vice-versa. O endereço é 1275 Mckinstry Street.

The French Laundry: é o restaurante mais sofisticado de Napa Valley e também o mais famoso, com uma culinária francesa e influências americanas. Fica em um prédio histórico que antigamente abrigava um saloon. Pertence ao chef Thomas Keller, único americano que tem dois restaurantes com 3 estrelas Michelan e o The French Laundry é um. É necessário fazer reserva com 3 meses de antecedência. O endereço é 6640 Washington Street, na cidade de Yountville.

Redd Wood: uma ótima opção para quem adora provar pizzas e massas em um ambiente descontraído e moderno. O local é uma mistura de pizzaria e bistrô e possui uma decoração que traz elementos de ferro, madeira e vidro se misturando para trazer um charme a mais ao Redd Wood. Não deixe de provar também as deliciosas sobremesas, como a mousse de chocolate por exemplo. O endereço é 6755 Washington Street na cidade de Yountville.

Bouchon Bakery: o local também pertence ao famoso chef Tomas Keller e é um dos lugares mais disputados da cidade de Yountville. Aproveite para provar os croissants, macarons e as baguetes, entre outras opções deliciosas.  Prepare-se apenas para as filas, já que o local vive cheio. O endereço é 6528 Washington Street.

The Restaurant at Meadowood: um restaurante especializado em culinária contemporânea local e sustentável. Oferece dois tipos de menu degustação e tem opções vegetarianas. O local possui 3 estrelas Michelan e é uma verdadeira experiência gastronômica. O endereço é 900 Meadowood Lane, na cidade de Santa Helena.

Auberge Bistro & Bar: com um menu casual, o local oferece especialidades regionais, aperitivos e um menu de bebidas rotativo e bastante eclético. Possui um salao no bar e também uma área ao ar livre muito aconchegante. O endereço é 180 Rutherford Hill Rd, na cidade de Santa Helena.

All Seasons Café: o local oferece pratos criativos da comida californiana e uma extensa cartela de vinhos. Um ambiente casual e descontraído. O serviço completo de coquetéis o tornam uma excelente opção curtir a noite na cidade.  O endereço é 1400 Lincoln Avenue, na cidade de Calistoga.

Calistoga Inn, Restaurant & Brewery: a pousada oferece uma das melhores experiências gastronômicas ao ar livre da região de Napa Valley. Um grande pátio com 150 lugares ao longo da margem direita do rio Napa. O local oferece música ao vivo todas as noites de sexta a domingo, durante a alta temporada, além de uma cervejaria que conta com diversas bebidas sazonais e quatro cervejas da Casa, a Calistoga Wheat Ale, Pilsner, Red Ale e Porter. O endereço é 1250 Lincoln Avenue, em Calistoga.

Como chegar em Napa Valley

Carro: é uma das formas mais praticas para ir até Napa Valley. Partindo das cidades de São Francisco ou Sacramento, a viagem leva cerca de 1 hora e é muito tranquila e agradável. Saindo da Ponte Golden Gate em SF, basta seguir pela 101 e acompanhar as placas de sinalização pela 37 e depois 12 até chegar na CA 29. Você pode ir também pela Bay Bridge, seguindo pela 80 até Vallejo, depois a 37 até encontrar a CA 29.

Só vale lembrar que é proibido beber e dirigir, portanto, divida o passeio com outras pessoas, para combinar sobre quem será o motorista.

Avião: na cidade de Napa fica o aeroporto Napa County Airport (APC), ao sul do centro da cidade. Há também o Sonoma County Airport (STC), que fica na região vinícola vizinha a Napa, a Sonoma Valley.  Há ainda nos arredores, o Aeroporto de São Francisco (SFO) e o Aeroporto de Oakland (OAK).

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo