TURISMO

Conheça as 10 melhores praias de Massachusetts

Repleta de cidades costeiras de uma beleza impressionante, Massachusetts pode ser considerado um ótimo destino para se visitar o ano todo. Apesar de predominar em boa parte do estado o clima frio e a neve ser uma grande atração para a maioria dos turistas, as praias de Massachussetts vem ganhando cada vez mais visibilidade, marcando presença entre as praias mais bonitas dos Estados Unidos.

Localizado na região nordeste dos Estados Unidos, Massachusetts faz parte da famosa região chamada de Nova Inglaterra, também composta pelos estados de Maine, Vermont, New Hampshire, Connecticut e Rhode Island. O estado é um dos grandes pólos financeiros do país e também um dos principais destinos de imigrantes, principalmente os latino-americanos.

As praias de Massachussetts são destinos muito populares durante o verão, são 1,5 mil milhas de costa no estado e é na parte litorânea onde se encontram as temperaturas mais altas. Conheça agora as 10 praias de Massachussetts que fazem o maior sucesso entre os turistas:

  1. Cape Cod

As belas praias de Cape Cod estão entre as mais bonitas do mundo. Com mais de 100 km de extensão no litoral atlântico, a península fica na costa de Massachussetts e é um dos destinos mais procurados da região da Nova Inglaterra. Cape Cod tem um formato meio arredondado, lembrando uma ferradura de cavalo, em seu litoral norte fica Cape Cod Bay e no sul estão localizadas as ilhas de Nantucket e Martha’s Vineyard.

O local é onde os milionários de Boston e outras regiões próximas costumam passar as férias de verão, por isso é bem comum de se deparar com diversas mansões na península. Há vários vilarejos e pequenas cidades espalhadas em Cape Cod, cada qual com suas particularidades e encantos. Entre as principais atrações da península estão:

As praias e as dunas de areia:

São quilômetros de praias que estão entre as mais bonitas da Costa Leste. Com areia fina e branquinha, algumas possuem águas mais calmas e rasas e outras contam com ondas mais agitadas. Há ainda áreas para observação de baleias, com excursões de barco guiadas por biólogos marinhos e pesquisadores. A melhor época é durante os meses de abril a novembro, quando elas costumam retornar com os filhotes à região de Stellwagen Bank.

É um ótimo lugar para a prática de canoagem, pesca em alto mar, caiaque e windsurfe. Muitos surfistas saem em busca das fortes ondas da região de Race Point, que faz parte do Parque Nacional Seashore. As dunas de areia na área de Provincetown são encantadoras e há diversas excursões para conhecê-las.

O parque Cape Cod National Seashore:

Uma área de preservação litorânea que contém inúmeros ecossistemas marinhos, terrestres, de água doce e estuários. Fica localizada entre o litoral leste e a extremidade norte de Cape Cod e foi criado por iniciativa do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy. O parque conta com diversos faróis e estruturas históricas, belas praias e trilhas para caminhadas, é possível ainda fazer diversas atividades ao ar livre, como piqueniques e passeios de bicicleta.

O trecho mais atraente do Parque é Coast Guard Beach, considerado também o local mais visitado de todos os parques nacionais da Nova Inglaterra.

Antigos faróis:

Existem pelo menos 10 faróis espalhados por Cape Cod, são estruturas antigas e fascinantes. Entre os principais que estão abertos ao público estão o Race Point Light (Provincetown), Sandy Neck Lighthouse (Barnstable) e Nobska Light (Falmouth).

Visitas às ilhas de Nantucket e Martha’s Vineyard:

As duas ilhas são igualmente belas, mas cada uma possui suas atrações à parte. Nantucket fica a 48 km da costa de Cape Cod e já foi considerada a capital mundial de pesca de baleias. É um dos locais históricos mais bem protegidos dos EUA e possui as mais lindas casas nos estilos georgiano, federal e neogrego, além de diversos faróis e pântanos de cranberry.

Martha’s Vineyard é uma encantadora ilha de belas praias, como a famosa Praia de Katama e a Praia Pública de Aquinnah. A ilha conta ainda com lindas fazendas, plantações de mirtilos, bosques e pousadas charmosas. É um local repleto de atrações históricas e um dos pontos preferidos de surfistas e nadadores experientes. A ilha possui mais de 300 casas de campo coloridas que fizeram parte do primeiro acampamento religioso de verão nos EUA.

Vilarejos:

Entre os vilarejos mais famosos da península estão Provincetown, muito conhecida por ser o refúgio de artistas e do público LGBT. Há ainda Barnstable, Chatham, Falmouth e Hyannis. Vale a pena conhecer também Orleans que é considerado o centro comercial da região e a cidadezinha chamada de Sandwich.

  1. Revere Beach, Revere

Essa é a mais antiga praia pública da América, fundada em 1896. A bela praia tem mais de 4,8 km de comprimento e fica localizada na cidade de Revere, no condado de Suffolk, há aproximadamente 8 km do centro de Boston. É facilmente acessível pela MBTA Blue Line de Boston e tem muito a oferecer, como passeios de barco, pescarias, canoagem, caiaque, entre outras atrações.

Milhares de pessoas que moram na região costumam ir para Revere Beach aos finais de semana para se divertir, brincar com os filhos na areia na praia, fazer caminhadas, praticar esportes como vôlei e futebol e encontrar os amigos.

É em Revere Beach que acontece o Internacional Areia Sculpting Festival, famosa competição de escultura de areia, que acontece todo ano no mês de julho. Uma área da praia é cercada, formando uma galeria de arte temporária para os amantes do festival. O festival reúne mais de um milhão de visitantes e é considerado o maior concurso de escultura em areia da Nova Inglaterra.

  1. Good Harbor Beach, Gloucester

A cidade fica na costa norte de Massachussetts e reúne belas praias nesta região. A praia mais famosa da cidade e uma das mais bonitas é a Good Harbor Beach, com areia branquinha águas revigorantes. É bem preservada e reúne milhares de pessoas durante o verão.  Durante a maré baixa é possível caminhar até a vizinha Salt Island através de uma ponte de terra e desfrutar de lindas vistas e uma nova área para explorar. O local conta ainda com belas vistas dos faróis, que aumentam o encanto da região até mesmo durante o inverno.

Good Harbor Beach está entre as praias mais populares do estado e já foi escolhida para a lista do USA Today para o Top 10 das melhores praias de Massachussetts. O local é extremamente organizado e passou a adotar a política chamada de Carry In – Carry Out, em que os visitantes têm que levar embora qualquer lixo de produtos que consumirem. Os portões da praia abrem às 8h e fecham às 21h e o estacionamento fica disponível durante a semana sob uma taxa de U$25 por veículo e U$30 nos finais de semana e feriados.

A estrutura da praia conta com brinquedos de praia, banheiros com chuveiros, locais de venda de alimentos e bebidas, entre outros serviços.

  1. Crane Beach, Ipswich

A praia de Crane Beach é considerada uma das melhores praias da Costa Leste e já foi eleita a melhor praia de Massachussetts pelo USA Today. Fica localizada na pequena cidade costeira de Ipswich, com pouco mais de 13 mil habitantes, no Condado de Essex. Crane Beach conta com águas limpas e ondas suaves perfeitas para nadar, areia branca e vistas deslumbrantes.

O local oferece também 8 km de trilhas que passam pelas lindas dunas de areia. A praia tem sido reconhecida por manter uma área de nidificação e preservação de Tarambola Tranquila, pequena espécie de pássaro ameaçada de extinção.

  1. Horseneck Beach State Reserva, Westport

Essa é uma área pública de recreação que fica localizada na região sul da cidade de Westport. Fica no extremo oeste da Baía de Buzzard, a Horseneck Beach, com 3,2 quilômetros de extensão. É considerada uma das instalações mais populares do estado e recebe milhares de visitantes todo ano. Conta com atividades como acampamento, pescaria, passeios de barco, área para passeios de bicicleta e prática de Windsurfe. É também um dos melhores locais para a observação de aves da Nova Inglaterra.

Gerenciado pelo Departamento de Conservação e Recreação de Massachussetts, a reserva possui uma ótima infraestrutura para receber os visitantes, com serviços como áreas para piquenique, parque infantil, chuveiros e espaço para acampamentos, entre outros. É cobrada uma taxa diária de estacionamento e também para acampar.

  1. Spectacle Island, Boston

A Spectacle Island (Ilha do Espetáculo em português) conta com uma vista panorâmica do porto de Boston. É ideal para aventuras ao ar livre, momentos relaxantes a beira-mar e diversão em família. A Ilha já serviu para outros propósitos, como apoiar a agricultura e abrigar hotéis resorts, mas atualmente funciona como uma das principais Ilhas do Parque Nacional e Estadual de Boston Harbor Islands.

Para chegar à Ilha é preciso pegar uma Ferry em Boston, a viagem dura cerca de 30 minutos e inclui passagem de ida e volta para o Parque, além de transferências para outras ilhas. Os ingressos custam a partir de U$19 para adultos e é preciso chegar pelo menos 20 minutos antes do horário de embarque. A Ilha conta com uma estrutura com Centro de Visitantes, Trilhas para caminhadas, banheiros, lanchonetes com mesas ao ar livre para piqueniques, entre outros serviços.

  1. Plum Island, Newbury e Newburyport

A Plum Island é uma ilha de praia barreira que fica localizada na costa de Newbury e Newburyport, nordeste do estado. Tem aproximadamente 18 km de extensão e recebeu esse nome devido aos arbustos de ameixas da praia que crescem nas dunas. O Plum Island Lighthouse é uma das principais atrações da ilha e ao lado do belo farol é possível observar os cuidados que o local tem como um santuário de pássaros.

O Cottage Island Market & Spirits é o local ideal para comprar itens essenciais como lanches, produtos leves e bebidas durante a estadia na ilha. Há ainda o Refúgio Natural da Vida Selvagem Parker River, lar de centenas de espécies de pássaros, plantas e animais em um enorme terreno de 4.662 acres. Visitar o rio Parker é com certeza uma ótima opção para ciclistas e amantes da natureza. A Plum Island também possui diversas trilhas que oferecem vistas de tirar o fôlego.

  1. Wingaersheek Beach, West Gloucester

Essa é uma das melhores praias de Massachussetts e possui águas calmas e dunas protegidas. A praia é muito popular em todas as faixas etárias e oferece comodidades como brinquedos de praia, local para alimentos e bebidas, banheiros com chuveiros, salva-vidas de plantão, entre outros serviços. Wingaersheek é protegida do mar aberto e suas águas tranquilas formam pequenas piscinas naturais, ideal principalmente para as crianças.

Durante a maré baixa, a areia da praia se estende por centenas de metros, perfeito para quem adora fazer caminhadas observando as belas paisagens beira-mar. É proibido consumir bebidas alcoólicas na praia e assim como em Good Harbor Beach, existe a politica de Carry In- Carry Out. Portando os visitantes devem levar embora todo o lixo do que foi consumido.

A taxa do estacionamento é de US$20 por veiculo durante a semana e US$25 aos finais de semana e feriados.

  1. Singing Beach, Manchester-by-the-Sea

Singing Beach fica na cidade Manchester-by-the-Sea, localizada no Cabo Ann, Condado de Essex. Com uma população de um pouco mais de 5 mil habitantes, a pequena cidade é conhecida por seus mirantes e praias cênicas. A praia do Canto (em português) é conhecida como uma das melhores praias da região da Nova Inglaterra. O nome Singing Beach surgiu devido aos sons estridentes de “canto” que a areia emite ao caminhar, um fenômeno raro que acabou tornando a praia famosa internacionalmente.

A praia também é muito popular por ter uma área de areia muito maior do que a maioria das praias de North Shore, que são tradicionalmente rochosas. Você ainda pode apreciar a água clara e os belos penhascos que cercam a praia. Singing Beach é bem localizada e fica a apenas 800 metros da estação ferroviária da cidade, que atende lugares como Boston e Rockport. O que é uma grande vantagem já que nos dias de alto verão, os estacionamentos costumam ficar mais caros e lotados.

  1. Castle Island Beach, Boston

Castle Island é uma península que fica no sul da cidade de Boston, na costa do porto da cidade. Passou a ser conectada ao continente por uma estreita faixa de terra, deixando de ser considerada uma ilha, desde 1928. É o local onde fica o imponente Fort Independence e o famoso restaurante Sullivan’s, conhecido pelos rolos de lagosta local. A península possui a própria praia, que oferece lindas vistas de cartão postal, do horizonte da cidade, assim como do histórico Boston Harbor.

O local é administrado pela Castle Island Association em conjunto com o Departamento de Conservação e Recreação de Massachussetts. Possui diversas opções de lazer ao ar livre como ciclismo, pescarias, calçadão para caminhadas, playground, entre outros.

VEJA TAMBÉM:

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar