IMIGRAÇÃO

Imigração nos Aeroportos Americanos

Saiba tudo sobre como se portar na entrevista e as perguntas que serão feitas

As pessoas geralmente pensam que a entrevista no consulado para conseguir o visto é a única entrevista para se passar na hora de ir para os EUA, mas não é bem assim. Depois de tirar o visto, isto é, depois de passar pela entrevista do visto e ter ele aprovado, terá outra entrevista quando estiver em solo americano. Depois de ter comprado a passagem, subido no avião e viajado até os EUA, terá a imigração esperando por lá nos aeroportos americanos.

A entrevista da imigração nos aeroportos americanos é muito parecida com a entrevista do visto, eles só querem confirmar todos os dados que você já disse para o cônsul e que colocou na DS-160. O problema, é que muitas vezes as pessoas ficam nervosas e acabam se confundindo e respondendo alguma coisa errada, e isso pode custar a entrada nos EUA. A imigração nos aeroportos americanos podem te mandar de volta para o Brasil, dessa forma, do mesmo jeito que você foi, você volta, sem reclamar.

Como funciona a entrevista nos aeroportos?

As perguntas são em inglês, então é preciso estar bem atendo, acordado, para responder tudo certinho. Todo cuidado é pouco na hora de passar pela imigração nos aeroportos. A entrada nos Estados Unidos é toda cheia de burocracia e para quem vai sozinho e pela primeira vez, pode gerar um pouco de preocupação. Os processos estão cada vez mais rígidos. Em todos os aeroportos americanos, todos devem passar pela entrevista na imigração pelos agentes do CBaP – U.S. Customs and Border Protection (órgão do governo americano que controla a entrada e a saída nos Estados Unidos). Para passar por essa etapa, você já deve ter passado pela Emissão do Passaporte, Preenchimento da DS-160 e Entrevista no Consulado para a Emissão do Visto.

Mas não fique com medo, receio ou preocupado. Mantenha sempre a calma e siga os procedimentos que dará tudo certo. Aqui, está o passo a passo – desde o avião até a entrevista – para você já se preparar. Preste bem atenção e não terá problema algum em entrar nos Estados Unidos.

Confira abaixo algumas dicas pra você aproveitar a viagem!

Escolha do Visto

O primeiro passo, é definir o tipo de visto necessário. Ninguém entra nos EUA sem ter um visto, a não ser aqueles que atravessam a fronteira ilegalmente, mas isso é errado e pode gerar muitas complicações! Então escolha seu visto e faça tudo dentro da lei.

Se você vai a trabalho, terá que tirar um visto de trabalho (H2A ou H2B). Se vai para um estudo específico, é o visto de estudante. Se vai para turismo, é o visto de turismo. Não adianta tirar o visto de turismo e querer morar ou estudar nos EUA que só vai bagunçar tudo e dificultar sua entrada. Faça tudo certinho para não ter complicações. Para cada finalidade tem seu tipo de visto. Saiba quais são os Tipos de Visto Americano.

Avião e formulário CBP-6059B

Mais ou menos no meio para o fim da viagem, os comissários de bordo te entregarão o formulário CBP-6059B (declaração de alfândega). Ele deverá ser entregue preenchido durante a entrevista da imigração. Caso o formulário seja inglês e você não tenha familiaridade com a língua (se a companhia aérea for brasileira  o formulário será entregue em português), pergunte ao comissário sobre o formulário em português ou espanhol. Geralmente sempre tem um formulário alternativo em outra língua para ajudar.

Aproveite o tempo livre da viagem e preencha o formulário com muita atenção. São perguntas simples, mas guarde as bem respostas na memória e responda tudo honestamente. Não deixe para preencher na fila da imigração. Não rasure ou rabisque nenhum campo do formulário. Caso tenha preenchido algo errado, chame o comissário de bordo e solicite um novo.

Se você está viajando com um familiar ou mais, preencha apenas um formulário. Coloque todos os nomes dos viajantes que estão com você. Quando você for passar na imigração (importante) apresente apenas esse formulário com o nome de todos os familiares e entre na entrevista com todos que constam na declaração. Caso esteja viajando com outra pessoa que não tenha nenhum grau de parentesco com você, terá que seguir para a entrevista individualmente e se o oficial perguntar com quem está viajando, informe verbalmente sobre esse acompanhante.

Desembarque no aeroporto americano

Ao desembarcar do avião retire todos seus pertences do seu bagageiro. Deixe em local de fácil acesso o CBP – 6059B (preenchido corretamente) junto com o seu passaporte.

Os aeroportos de Nova York (JFK ou Newark) são gigantescos com muitos terminais. São muitas pessoas juntas, saindo para voos e chegando das viagens. Então preste atenção e não perca tempo. Oriente-se sempre com as sinalizações para seguir até o controle de imigração. Ou siga o fluxo das pessoas, porque todos os passageiros são obrigados a passar por esse procedimento. Todos os passageiros são encaminhados para a fila da imigração, antes de pegar as malas e passarão pelas mesmas filas.

Se precisar ir ao banheiro, aproveite para ir antes de pegar a fila. O tempo de espera pode ser longo.

Fila da imigração

Quando você desembarcar terão duas filas. Uma será destinada para os cidadão que são americanos (US Citizens), a outra para os visitantes (All Other Passports ou Visitors) e os brasileiros. A fila é sempre gigantesca, já que junta muitos passageiros de muitos voos. Mas não se preocupe, é tudo muito organizado. E sempre tem alguns funcionários onde você poderá tirar suas dúvidas. Ela pode ser demorada, pois todos que desembarcam devem, necessariamente, fazer a entrevista. Mas fique tranquilo, com certeza você terá a resposta no mesmo dia.

Como fazer os procedimentos serem mais rápidos?

Existem algumas formas de fazer com que seja mais rápido o seu atendimento após a fila. Dentre eles, já fique com seu passaporte e formulário preenchido na mão, passagem de volta, voucher do hotel, seguro-viagem, carro e caso esteja de chapéu, retire-o.

  • Tenha em mãos seu passaporte e o formulário (devidamente preenchido);
  • Fique atento para não perder tempo na fila errada, olhe as sinalizações.
  • Deixe o formulário na página do visto americano.
  • Deixe de fácil acesso todos os documentos que comprovem sua viagem, tais como: passagem de volta, voucher do hotel, seguro-viagem e carro;
  • Não utilize em hipótese alguma nenhum aparelho eletrônico, nem pense em fotografar o local;
  • Evite conversar ou falar alto;
  • Evite atitudes suspeitas como nervosismo, inquietude, ficar olhando muito para cima, ficar muito escondido atrás da multidão… qualquer coisa que chame a atenção da segurança. O ambiente é monitorado e de rígida segurança;
  • É proibido fumar no local;
  • Na sala da imigração também é proibido comer;
  • Bonés ou chapéus devem ser retirados da cabeça para a entrevista.

Entrevista

A entrevista é rápida, dura sempre em média de 3 minutos. Você deverá aguardar o chamado na linha amarela. Atente-se ao chamado do oficial ou a orientação do funcionário que controla a fila já que os agentes ficam um pouco escondidos na cabine. Aguarde o chamado na linha amarela e não avance sem anunciarem a sua vez. Quando chegar a sua vez, vá e entregue ao oficial da imigração o formulário preenchido na folha do seu visto americano e o passaporte.

É importante que você saiba falar inglês ou espanhol, isso tornará muito mais fácil e rápida a sua entrevista. Claro que nem todos são familiarizados com a língua, por isso, se for o seu caso, diga educadamente ao oficial da imigração que não compreende, que fale devagar ou que fale em espanhol, uma vez que é uma língua mais próxima do português. Se mesmo assim você não conseguir compreender, será solicitado um intérprete. Eles estão acostumados com turistas.

Algumas perguntas serão feitas a você. Essas perguntas fazem parte da entrevista, a fim de saber quem é você, de onde veio, para onde vai, quanto tempo ficará no país, qual o motivo da sua ida, qual trabalho você terá, se está sozinho, quanto de dinheiro carrega com você, entre outras.

Quais são as perguntas feitas na Entrevista nos Aeroportos Americanos?

As perguntas da imigração não fogem muito a regra. Aqui estão algumas clássicas e algumas variações de respostas.

Veja:

May I see your passport and form, please? (Posso ver seu passaporte e formulário, por favor?)
– Here they are. (Aqui estão.)

How long are you staying?(Por quanto tempo você pretende ficar?)
– I’ll be staying for… (Ficarei por…)

Where are you coming from? (De onde você vem?)
– I’m from Brazil. (Sou do Brasil.)

What’s the purpose of your visit? (Qual o propósito da sua viagem?)
– I’m here on business. (Estou a trabalho), ou I’m here on vacation (estou aqui em férias), ou I’m here to visit relatives (Estou aqui para visitar parentes), ou I’m here to study (estou aqui para estudar).

How much money do you carry with you? (Quanto dinheiro você carrega com você?)

Diga o valor em dinheiro vivo compatível com o que você gastaria com o tempo que vai ficar na cidade.
Se carregar pouco dinheiro, complemente que tem mais um valor X no cartão de crédito.

Where will you be staying? (Onde você vai ficar/ se hospedar?)
– I’ll be staying at a hotel. (Ficarei em um hotel.) / I’ll be staying at a friend’s house. (Ficarei na casa de um amigo.)

Which city is your final destination? (Qual cidade será seu destino final?)
– It’s … (É…)

What’s your job? (Qual é seu trabalho?)
– I’m a/ an… (Sou…)

Have you been to the USA before? (Você já veio aos EUA antes?)
– No, this is my first time. (Não, é minha primeira vez.)

Is anyone else traveling with you? (Tem mais alguém viajando com você?)

Os familiares deverão estar com você. Se for um amigo, diga “sim, ele está em outra cabine”.

Why are you traveling alone? (Por que você está viajando sozinho/a?)
– Because… (Porque…)

Dicas

Tudo o que você disser na entrevista pode ser usado contra você. Então, preste bem atenção em como você responderá cada pergunta. Para isso, atente-se às perguntas feitas, mantenha calma para não responder nada errado e parecer nervoso, procure responder as mesmas coisas que respondeu na entrevista do consulado, tente ser paciente. Tente ficar tranquilo para não transparecer nervosismo e isso atrapalhar sua entrada no exterior. Responda objetivamente apenas o que foi solicitado. Não prolongue a entrevista mais que o necessário. Seja simples e prático. Caso o oficial peça, entregue-lhe mais documentos.

  • Só se dirija ao guichê quando o oficial chamar. Enquanto isso, permaneça comportado na linha amarela;
  • Se estiver com familiares, todos devem se dirigir juntos à cabine;
  • Mantenha a calma e preste atenção nas perguntas para não responder nada errado;
  • Evite conversar com seus amigos e familiares nesta etapa;
  • Mantenha a coerência nas respostas, lembre-se de tudo que você respondeu na entrevista do Consulado no Brasil, e não responda nada a mais do que foi solicitado. Direto e reto;
  • Não reclame e nem discuta com o oficial, isso pode custar a sua entrada nos Estados Unidos;
  • Nunca carregue mais que US$10,000 em dinheiro vivo.
  • Não é permitida a entrada de nenhum tipo de alimento portado por você no país.

Caso ache necessário, o oficial lhe fará outras perguntas que estão fora desse roteiro. Mantenha a calma e responda o que ele perguntar. O importante é comprovar tudo o que falar, deixar claro suas intenções para com o país e sua viagem.

Após a entrevista

Quando a entrevista acabar, o atendente registrará suas impressões digitais no sistema e você deverá tirar uma foto. Seu formulário e passaporte serão carimbados para identificar a autorização de sua entrada no país de forma legal. Mantenha-os em suas mãos pois você deverá entregá-los para o oficial na saída do aeroporto.

Não fique esperando amigos e familiares em corredores. Combine antes um local de encontro. Lembre-se: qualquer atitude suspeita será motivo de novas perguntas e complicações.

Bagagens

Depois, você terá que pegar sua bagagem na “Baggage Claim”. Sua mala estará na esteira por onde passam todas as malas. Cada esteira terá a identificação correspondente à sua companhia, então procure pelo nome da viação que o levou até o local da entrevista com o oficial. Depois de pegar as malas, vá até a saída para passar pela última checagem. Pegue suas malas e vá para a saída, onde terá a ultima checagem.

Já sabe qual tipo de bagagem é permitida? Saiba mais sobre Bagagens em Viagens Aéreas para os Estados Unidos.

Na última checagem…

Esse é o mais simples dos procedimentos. Já deixe em mãos o formulário, o passaporte e o comprovante das malas (entregue no momento em que são despachadas) caso necessário. Nessa etapa, você terá que passar pelas autoridades da CBP. Pode acontecer da sua mala ser checada com um cão farejador, caso os policiais decidirem. Quando estiver com as autoridades da CBP, eles farão a você mais algumas perguntas, mas dessa vez, poucas. Elas são semelhantes às perguntas feitas pelo oficial.

Para pegar as malas, você deverá entregar o formulário e passaporte já carimbados. Não se esqueça de não usar boné nem chapéu, só coloque-o quando todos os procedimentos de entrevista acabar. Se tudo estiver certo, é só seguir até a saída do aeroporto. Depois disso, inspire o ar americano e seja feliz.

Pronto! Você já está prontíssimo para curtir a sua viagem sem preocupação com mais nada, além de decidir qual lugar visitar primeiro!

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo