TURISMO

Golden Gate Bridge San Francisco California

Conheça o cartão postal de San Francisco

Com certeza você já ouviu falar na ponte Golden Gate, localizada no norte do estado da Califórnia e principal cartão postal da cidade de São Francisco. A famosa ponte, que liga São Francisco à Sausalito (na região metropolitana) é uma das construções mais conhecidas do país e também passou a ser considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

A Golden Gate foi construída nos anos 30 como uma necessidade de conexão entre as regiões vizinhas e São Francisco, já que a cidade é cercada por água em quase todos os lados, exceto pela “porção” de terra que a liga com a região maior . Na época, a única forma de cruzar a baía era o ferry (espécie de balsa).

A ideia da ponte partiu do engenheiro e construtor, Joseph Strauss, que ao lado dos arquitetos Irving Morrow e Charles Ellis, iniciou a obra no dia 5 de janeiro de 1933. E após diversas dificuldades durante todo o processo de construção, a Golden Gate foi finalmente inaugurada no ano de 1937.

Foi também o arquiteto Irving Morrow quem realizou diversas pesquisas, até finalmente chegar a cor “laranja internacional”, nome oficial da cor escolhida para a importante obra. O tom alaranjado brilhante complementa o ambiente natural e principalmente aumenta a visibilidade da ponte durante as constantes névoas que costumam ter no local.

5 lugares para se ver a Golden Gate

Com uma extensão de cerca de 3km e uma altura de pouco mais de 200 metros, a travessia pode ser tanto de automóvel, quanto de bicicleta ou a pé, sendo possível ter uma linda vista de São Francisco mesmo estando do lado que fica na direção de Sausalito. Confira 5 pontos estratégicos onde é possível ter uma bela visão de vários ângulos da ponte:

Fort Point

O Fort Point é um antigo forte militar que fica bem embaixo da ponte, no lado de São Francisco. Ele serviu de base militar durante a segunda guerra mundial e quase foi demolido durante a construção da Golden Gate. Tornando-se depois um patrimônio arquitetônico nacional. A entrada do forte começa com um pátio central rodeado por 3 andares de arcos de alvenaria e um farol no topo, o que pode render belas fotos para quem visita o local. De lá se tem uma vista incrível da ponte e a visita realmente vale a pena. O Fort Point funciona apenas às sextas, aos sábados e domingos das 10h às 17h.

Crissy Field

A Crissy Field é um dos melhores lugares para apreciar a bela ponte e também bem atrativo para os turistas, já que está localizado ao lado da praia. É uma antiga base do exército americano e pertence à área de conservação do Golden Gate Park. No local há uma excelente estrutura, com estacionamento, banheiros e dois cafés, o Warming Hut Parkstore & Café e o Beach Hut Café. É possível ainda fazer piquenique, observando a “bridge” das mesinhas e bancos que existem na área.

Vista Point

Após a travessia da ponte, você chega ao mirante de observação Vista Point, capaz de proporcionar uma visão diferente da bridge, através de um ângulo bem fechado. O local oferece estacionamento para os visitantes. O local contém ainda outras atrações como o Blue Star Memorial Highway, que é um tributo às forças armadas dos EUA. O The Lone Sailor Memorial, estátua criada em homenagem à infantaria da marinha, da guarda costeira e da marinha mercante. E também o Compass Rose, conhecida como “Rosa dos Ventos”, utilizada para mostrar a orientação e os pontos cardeais.

Marin Headlands

Após atravessar a ponte, chegando ao lado de Sausalito, a dica é ir ao parque Marin Headlands. O local é cheio de mirantes que proporcionam vistas incríveis da ponte e da baía de São Francisco. A subida até o local é feita pela Conzelman Road, do lado esquerdo depois da ponte. Um dos mirantes mais famosos do caminho é o Hawk Hill, que possibilita a visão de toda a Golden Gate e da cidade de São Francisco ao fundo. Há também um Centro de Visitantes no local, que fica aberto todos os dias das 9h30 às 16h30.

Baker Beach

A famosa praia de nudismo Baker Beach fica do lado esquerdo da ponte e é excelente para apreciar uma vista deslumbrante do oceano Pacífico. Ótima opção para quem gosta de fazer caminhadas, tomar sol e admirar tambem os enormes navios no mar.  Há um estacionamento gratuito perto da praia, mas costuma ficar lotado durante os dias mais quentes.

Curiosidades sobre a Golden Gate Bridge

Uma curiosidade assustadora sobre a ponte é que mais de 1.500 suicídios já aconteceram no local! Transformando a bela estrutura no lugar onde mais se cometem suicídios no mundo. Quem salta da ponte atinge a água a uma velocidade de 120km/h em uma queda de aproximadamente 4 minutos, quase sempre fatal.  O assunto é tão grave que em 2014, as autoridades de São Francisco instalaram uma rede de proteção anti-suicídio. A instalação teve um orçamento de 77 milhões de dólares.

A Golden Gate já foi considerada a ponte suspensa mais longa do mundo, até 1964, perdendo a primeira posição para a ponte que liga Staten Island a Manhattan em Nova York.

Foram utilizados na construção da ponte, mais de 180 mil quilômetros de cabos de aço, fabricados pela mesma empresa que construiu a Ponte do Brooklyn em NY.

Houve muita oposição durante a construção da Golden Gate. Em uma década, cerca de 2 mil ações foram movidas na justiça, em objeção à obra, que só foi aprovada após a resolução dessas questões judiciais, no ano de 1920.

Outras dificuldades foram encontradas durante a construção, como as características climáticas, o local e a altura da ponte. Durante o período das obras, 11 funcionários morreram e uma rede de segurança suspensa foi colocara abaixo da ponte para evitar a morte de mais pessoas, salvando a vida de 19 funcionários que foram apelidados de “Meio do caminho para o Clube do Inferno”.

Há um pedágio na ponte, gratuito para pedestres, mas que cobra US$7,50 para os veículos. O pedágio é cobrado somente na direção sul, quando entra na cidade. Nos horários de pico (dias úteis das 5h às 9h e das 16h às 18h), os veículos com 3 ou mais pessoas podem atravessar de graça.

Cenário de filmes

A famosa ponte já serviu de cenário para diversos filmes estrelados em São Francisco. Veja alguns deles:

  • X-Men: O Confronto Final
  • Godzilla
  • O Núcleo: Missão ao Centro da Terra
  • O Exterminador do Futuro: A Salvação
  • O Elo Perdido
  • The Bridge – Documentário americano chamado sobre os suicidas que escolheram a Golden Gate para tirar as próprias vidas.

Veja Também:

Etiquetas

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar