GASTRONOMIA

Food Trucks nos Estados Unidos

Restaurantes sobre rodas têm virado fenômeno na ultima década

Os Food Trucks são restaurantes sobre rodas que têm virado fenômeno na última década. Nos Estados Unidos, com toda a certeza eles já conquistaram seu espaço de vez, e estão presentes na maioria das cidades americanas. Estima-se que há uma frota de mais de três milhões de Food Trucks espalhados pelo país.

Aliás, esse número só cresce mais a cada dia e, além disso, uma nova geração de Food Trucks vem surgindo nos últimos anos. Investindo cada vez mais na variedade e na qualidade das comidas vendidas nas ruas.

E o melhor de tudo é que a maioria desses restaurantes sobre rodas possui um preço bem mais acessível do que os restaurantes convencionais.

Menu dos Food Trucks

O menu sempre depende do dono e ou do chef do truck quanto ao sentido nutricional. Embora a comida servida neles na maior parte do tempo seja as do tipo “fast food”, que podem inclusive ser saboreada sem talheres. A variedade do cardápio dos Food Trucks também foi se diversificando com o passar dos anos e elevando os padrões.

Além dos tradicionais hambúrgueres e hot dogs, atualmente também é possível encontrar desde frutos do mar até pratos típicos de outros países, como a comida árabe, por exemplo.

Alguns Food Trucks apostam em comidas altamente calóricas e que todo mundo adora. No entanto, outros investem em ingredientes mais caros, o que pode acabar refletindo tanto no preço quanto no tamanho do prato servido. O menu vai variar de acordo com a proposta do Food Truck que você escolher. Podendo ter alimentos locais e importados ou até mesmo mudando os ingredientes de acordo com cada estação do ano.

Comidas comuns em Food Trucks

As opções servidas nos Food Trucks são as mais variadas, com o intuito de atender  todos os gostos. Existem comidas de várias cozinhas do mundo e também especificas para cada horário. Por isso, alguns servem apenas opções para café da manhã, outros de almoço e de jantar. Opções não faltam e entre as mais comuns é possível saborear:

  • Tacos: podem ser inspirados em seus ingredientes básicos;
  • Comidas fritas: frituras que você pode comer com a mão;
  • Sanduíches, burgers e hot dogs: práticos e versáteis;
  • Waffles: pode ser usado na criação de diversos tipos de pratos;
  • Churrasco: alguns são especializados  em carne assada, outros possuem essa opção em seu menu;
  • Sorvetes: principalmente os artesanais, produzidos com ingredientes frescos e diferentes têm caído cada vez mais no gosto dos americanos.

No menu de diversos Food Trucks você vai encontrar os mais variados tipos de comida, entre elas:  culinária típica americana, italiana, grega, japonesa, tailandesa, chinesa, árabe e até pratos brasileiros. Entretanto, a comida brasileira vai depender da sua localidade, já que não são todos os estados que abrigam uma boa quantidade de brasileiros.

Onde encontrar os Food Trucks

Você pode encontrar os Food Trucks à noite, de madrugada, no fim de baladas e shows, clubes ou eventos para jovens. Muitos estão presentes também próximos as Universidades e Escolas. Aliás, eles estão caindo, especialmente, no gosto da população mais jovem. Cada vez mais, festas e casamentos também estão contratando esses caminhões ao invés de buffet e menus limitados.

Portanto não é muito difícil encontrar um Food Truck e você não  precisar sair andando pela cidade procurando por eles. Atualmente é possível encontrar um mais próximo de você por meio das redes sociais ou um website especializado no assunto.

A internet, através das redes sociais principalmente, tem sido muito utilizada pelos donos dos Food Trucks. Facilitando em primeiro lugar o contato com o público, afinal, essa é a melhor maneira de chamar a atenção dos clientes nos dias atuais. Elas auxiliam no momento de informar as mudanças de endereço e horários de funcionamento, por exemplo. Além da divulgação do cardápio, preços e promoções.

Food Trucks populares em 5 grandes cidades americanas

Nova York, estado de Nova York

Nova York tem opções para todos os gostos e bolsos. No entanto, os mais comuns são os de comida asiática, além dos tradicionais burguers e hot dogs. Boas opções de Food Trucks em Nova York são:

  • Nathan’s Famous: Onde é vendido o cachorro quente mais famoso da cidade. Servem ainda incríveis batatas com queijo, além de outros tipos de sanduiches e especialidades de frutos do mar.
  • Halal Guys: O local é um dos mais populares de Nova York, com diversos caminhões espalhados por Manhattan. Possui o famoso Halal, iguaria feita com carne de carneiro, servido com arroz e salada com molho branco.

Miami, estado da Flórida

As maiores influências no cardápio dos Food Trucks em Miami são da culinária cubana e haitiana. Porém há diversas opções espalhadas pela cidade, doces e salgadas. Como por exemplo:

  • Cheezious: É considerado um dos caminhões de comida mais originais de Miami. Lá você vai encontrar criações criativas como Mackin Melt, Frango Frito, Wafles do Sul e Carne de Porco Desfiada.
  • Moty’s Grill: O inconfundível caminhão azul brilhante serve comida mediterrânea de estilo Kosher. Com ingredientes simples, frescos e saudáveis.

Boston, estado de Massachusetts

Na cidade é possível encontrar os mais variados tipos de comidas sobre rodas. Desde tacos veganos até pratos tailandeses. Dois lugares muito populares em Boston são:

  • The Chicken and Rice Guys: Um dos Food Trucks mais famosos da cidade, servindo com simplicidade, porém muita qualidade. O local oferece porções generosas de carne de frango ou cordeiro com arroz bem cozido.
  • Mei Mei Street Kitchen: Com um menu que muda diariamente, o local oferece comidas com influências da Tailândia e da Europa Ocidental. O Double Awesome, famoso sanduiche de panqueca de cebolinha com pesto de verduras locais, queijo cheddar de Vermont e ovos escaldados e fritos se tornou referência.

São Francisco, estado da Califórnia

A cidade reúne um grande mix de culturas culinárias. Alias, você vai encontrar Food Trucks com algumas das melhores batatas fritas do país. Além uma ampla variedade de opções em diversas regiões da cidade. Entre elas:

  • Aunt Vicky’s: O Food Truck é muito famoso em São Francisco. Serve comida havaiana, incluindo pedaços de frango frito, com uma cremosa salada de macarrão e hambúrgueres de porco apimentado em pão havaiano.
  • The Chairman: Você vai encontrar a autêntica comida de rua da Ásia nos famosos Food Trucks vermelho e branco. O caminhão serve pães assados e cozidos a vapor que estão sempre frescos.

Chicago, no estado de Illinois

Alguns dos melhores restaurantes de Chicago se encontram sobre rodas. Portanto, na cidade dos Ventos você vai encontrar Food Trucks servindo pratos de todo o mundo. Entre eles:

  • Happy Lobster: O Food Truck existe há mais de 15 anos e serve opções deliciosas. Como os pãezinhos “felizes”, com maionese, manteiga e temperos e a opção “Angry” que ganhar o forte sabor da giardineira. Ambos com carne macia e levemente temperada.
  • Beavers: Uma das sobremesas mais deliciosas de Chicago. Oferece donuts em miniatura, em caixas de quatro, nove, 15 ou 35. As coberturas de açúcar incluem canela, granulado e chocolate. Há ainda opções exclusivas como s’mores com molho de chocolate e marshmallow e migalhas de biscoito de Graham.

Com tantas opções deliciosas nos Food Trucks dos Estados Unidos o difícil vai ser escolher um só. Aproveite!

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo