IMIGRAÇÃO

Como preencher o formulário DS-160

O Formulário DS-160 é primordial e essencial para quem vai tirar qualquer tipo de Visto Americano. Ele é a base do seu visto e os agentes consulares vão se basear nesse Formulário para aprovar ou negar o seu pedido. Muitas pessoas têm dificuldade da hora de preenchê-lo, já que são várias perguntas e o Formulário é bem extenso, além de ser em inglês. Então para quem tem dificuldade com o inglês ou apenas quer uma ajudinha para preencher o Formulário DS-160, fizemos um tutorial passo a passo para que você preencha seu Formulário DS-160 adequadamente e sem preocupação!

Esse exemplo é para quem vai tirar o Visto Americano de Turismo e Negócios B1/B2 no consulado de São Paulo, mas também serve para outros tipos de visto e outros consulados do Brasil, já que todos precisam do preenchimento desse formulário. Para outro tipo de visto, basta colocar o visto desejado no campo onde está o visto de turismo. Explicaremos direitinho ao longo do manual.

E lembre-se!

Esse formulário é muito importante! Muito mesmo! Ele será a base para o seu visto, é baseado nele que todo o restante do processo terá continuidade. Mas, quem dirá se o seu visto será aprovado ou negado, é o cônsul a te entrevistar no Consulado. O que não torna esse formulário menos importante. O cônsul se baseará nas respostas dadas aqui. Tenha sempre em mente aprovação do Visto Americano depende do Consulado Americano na hora da Entrevista. O preenchimento do formulário DS-160 é apenas uma etapa do processo.

As imagens estão na ordem de como é feito o preenchimento do formulário, página por página. Busque sempre ser verdadeiro no preenchimento desse documento. Guarde na memória todas as respostas colocadas aqui, não entre em contradição com nada! Faça tudo certinho, honestamente, que tudo dará certo. Dica: preencha você mesmo esse formulário, deixar outra pessoa preencher por você é um risco enorme. Essa pessoa pode colocar qualquer resposta para essas perguntas, e são essas perguntas e respostas que estarão com o cônsul na hora da entrevista. Saiba exatamente o que está no formulário para não ter problemas na hora da entrevista. Ele é grande, mas é simples e você consegue! Seja honesto e verdadeiro e tenha como provar tudo o que foi dito.

Primeiro Passo – Entrar no Site

O preenchimento do Formulário DS-160 é feito online, você pode preenchê-lo em casa. Basta entrar no Site Oficial do Consulado Americano para Aplicação Eletrônica e seguir os próximos passos.

Segundo Passo – Página Inicial

A página a ser aberta depois de clicar no link, é a página inicial do site da DS-160. Siga as instruções dadas nas imagens.

DS-160 - Página Inicial

1 – Escolha aqui o consulado que deseja fazer a entrevista. Preste atenção na escolha certa pois no Brasil terá as opções: Brazil/Brasília, Brazil/São Paulo, Brazil/Rio de Janeiro e Brazil/Recife.

2 – Escreva o que aparecer na imagem.

3 – Clique em Start and Application para iniciar o processo.

Application Information

DS-160 - Application Information

1 – Anote esse ID, ele será o número da sua DS-160. Você irá colocar esse número na sua conta do agendamento e também poderá ser usado para recuperar seu preenchimento caso a sua internet saia do ar ou dê algum problema no meio do preenchimento. Esse é seu número de identificação.

2 – Nesse campo existem diversos tipos de perguntas, como por exemplo “qual o nome da sua mãe” ou “qual o nome do seu animal de estimação”. Essa é a pergunta senha, que caso você precise alterar sua DS-160 ou completá-la será pedida. Anote!

3 – Essa é a resposta senha para a pergunta acima, nada mais que uma senha. Caso precise entrar em sua DS-160 será pedido a pergunta, a resposta, a data de aniversário e as últimas 5 letras do sobrenome.

4 – Clique em continue.

Preenchimento dos dados pessoais da DS-160

Personal Information

DS-160 - Personal InformationDS-160 - Personal Information

1 – Coloque seu sobrenome exatamente como está em seu passaporte. Preste atenção em como o seu nome foi colocado em seu passaporte, pois os dados da DS-160 devem ser exatamente como no passaporte. Com base no exemplo da imagem, em alguns casos no campo “Surnames” poderia estar “Roberto Batista” se estivesse assim no passaporte.

2 – Coloque seu nome exatamente como está em seu passaporte.

3 – Coloque seu nome completo.

4 – Se você já teve outro nome, como no de solteiro, nome artístico, nome religioso etc, coloque no campo “Yes” e abrirá um campo para colocar qual era o seu nome antigo. Caso não teve outro nome, deixe no campo “No”.

5 – Coloque em “No”.

6 – Escolha o sexo. Male – Masculino, Female – feminino.

7 – Selecione o seu estado civil

Married (casado)
Common Law Marriage (união estável)
Civil Union/Domestic partnership (parceria doméstica)
Single (solteiro)
Widowed (viúvo)
Divorced (divorciado)
Legally Separated (separado)
Other (outros)

8 – Coloque os dados de nascimento, data de nascimento, cidade de nascimento, estado e país de nascimento.

9 – Clique em Next: Personal 2

Personal Information 2

DS-160 - Personal Information 2

1 – Selecione a sua nacionalidade

2 – Clique no número do CPF ou RG do solicitante. Caso seja uma criança que não tenha esses documentos, coloque o CPF dos pais.

3 – As duas opções são números de documentos americanos, se tiver coloque-os, caso não tenha deixe “Does not Apply”.

4 – Clique em “Next: Adress and Phone.

Adress and Phone Information

DS-160 - Adress and Phone InformationDS-160 - Adress and Phone Information

1 – Coloque seu endereço com número.

2 – Coloque complementos como apartamento, bloco, casa 1, casa 2, quadra, sala e etc.

3 – Coloque cidade, estado, CEP e país onde mora.

4 – Se o endereço para correspondência for o mesmo para o citado acima, deixe em “Yes”. Caso prefira outro endereço para receber correspondência (seu visto) coloque em “No”. Então abrirá uma caixa embaixo pedindo o endereço para correspondência. O endereço de correspondência deverá ser o mesmo que você colocará em sua conta de agendamento para receber seu visto via SEDEX ou DHL.

5 – Nos dois primeiros campos, coloque seu telefone residencial e celular. No terceiro campo, coloque o telefone do seu trabalho.

6 – Coloque seu e-mail.

7 – Clique em “Next: Passport”

Passport Information

DS-160 - Passport InformationDS-160 - Passport Information

1 – Coloque em “Regular”. Caso seja um oficial do governo ou um diplomata, escolha a opção adequada.

2 – Coloque as letras e números do seu passaporte.

3 – Clique em “Does Not Aplly”.

4 – Caso seu passaporte seja brasileiro, coloque “Brazil”. Se for de outro país, selecione de acordo.

5 – Coloque a cidade, estado e país em que o seu passaporte foi emitido.

6 – Coloque a data de emissão do seu passaporte.

7 – Coloque a data de expiração do seu passaporte.

8 – Coloque em “No”. Caso você já teve algum passaporte roubado ou perdido, coloque em “Yes”, então abrirá uma caixa perguntando o que aconteceu. Basta explicar, essa explicação pode ser feita em português.

9 – Clique em “Next: Travel”.

Travel Information

DS-160 - Travel InformationDS-160 - Travel Information

1 – Existem diversos tipos de visto americano, selecione a classe de visto que deseja solicitar. Nesse caso, estamos mostrando no exemplo o visto de turista, que está na classe (B). Nessa classe também estão os vistos de negócios, tratamento médico e empregadas domésticas.

2 – Selecione o tipo do visto específico que deseja, nesse caso, selecionamos o (B1/B2) que é o visto de turismo e negócios, ambos estão na mesma classe e especificação. Caso você vá viajar a turismo, é essa opção que deve escolher.

3 – Coloque a data em que pretende chegar nos Estados Unidos.

4 – Coloque quantos dias pretende ficar nos EUA, coloque o número de dias e selecione a opção “Day(s)”. Lembrando que o visto americano de turista lhe permite ficar nos EUA por até 180 dias (6 meses).

5 – Siga o exemplo. Caso vá para New York, coloque “Hotel em New York”, caso vá para Miami coloque “Hotel em Miami” e assim por diante.

6 – Escolha a cidade que pretende ir.

7 – Escolha o estado da cidade que pretende ir.

8 – Coloque “55555”

9 – Coloque em “Self” caso você mesmo custear sua viagem. Mas caso seja outra pessoa, coloque “Other person”, então abrirá um campo pedindo o nome da pessoa e se a pessoa mora com você.

10 – Clique em “Next: Travel Companions”.

Travel Companions Information

DS-160 - Travel Companions Information

1 – Se for viajar para os EUA com alguém, coloque a opção “Yes”, então irá abrir embaixo na tela a opção para colocar o nome da pessoa que irá viajar com você. Caso for viajar sozinho, coloque a opção “No”.

2 – Marque a opção “No”. Caso vá viajar com algum grupo ou organização, clique em “Yes”, então abrirá a caixa para colocar o nome do grupo ou organização. É importante saber que viajar por agência de viagens como CVC, Hotel Urbano e outras não quer dizer que você vai viajar com algum grupo ou organização.

3 – Coloque o sobrenome, o nome e o tipo de relação que a pessoa tem com você.

Parent (pai/mãe)
Spouse (cônjuge)
Child (filhos)
Other Relative (outra relação)
Friend (amigo)
Business Associate (parceiro de negócios)
Other (outros)

4 – Caso queira adicionar mais pessoas, basta clicar em “Add Another”

5 – Clique em “Next: Previous U.S Travel”

Previous U.S. Travel Information

DS-160 - Previous U.S. Travel Information

1 – Coloque em “No”. Caso você já tenha visitado os Estados Unidos, coloque em “Yes”, então abrirá uma caixa perguntando as datas em que você esteve nos EUA.

2 – Coloque em “No”. Se você já teve algum dia o visto americano clique em “Yes”, então abrirá uma caixa para colocar a data de emissão e o número do seu antigo visto americano.

3 – Coloque em “No”. Se você já teve o visto americano negado, clique em “Yes”, então abrirá uma caixa para você colocar o motivo da recusa.

4 – Coloque em “No”. Essa opção é para tipos de visto americano que precisam de uma petição vinda dos EUA, como o Visto de Noivo, Visto Religioso, Visto de Trabalho, Visto de Estudante, entre outros… Marcando “Yes” será necessário colocar o tipo da petição.

5 – Clique em “Next: U.S Contact”

US. Point of Contact Information

DS-160 - US. Point of Contact InformationDS-160 - US. Point of Contact Information

1 – Aqui estão perguntando sobre o seu contato nos EUA, onde ficará. Clique em “Do Not Know” se ficará em algum hotel. Se você for ficar na casa de alguém, é nessa opção que colocará o nome da pessoa e abaixo abrirá uma caixa para colocar endereço, telefone e situação da pessoa nos EUA. Lembrando que se for ficar na casa de algum amigo, essa pessoa não pode ter ficado ilegal nos EUA, nem que seja um dia, se não você corre o risco de ter o seu visto negado. Apenas cite que ficará na casa de um amigo caso ele esteja por lá legalmente e se você tiver ótimos vínculos. Se tiver poucos vínculos e citar que ficará na casa de alguém, as chances do seu visto ser negado serão enormes, pois na cabeça do cônsul as suas chances de ficar por lá são maiores.

2 – Coloque “Hotel em (nome da cidade que irá ficar)”, dependendo do agente consular que você pegar na entrevista, se for colocado o nome de um hotel, endereço e tudo mais, ele poderá presumir que você já reservou hotel e passagens, e seu visto poderá ser negado por esse motivo, pois alguns pensam: “nem tem o visto e já reservou o hotel”. Dica: por isso, o ideal na entrevista é dizer “Vou ficar em algum hotel em Orlando, mas ainda não sei qual, pois estou aguardando o visto ser concedido para escolher”.

3 – Coloque “Other”.

4 – Siga o exemplo, apenas substitua a cidade, o estado e o hotel (nome da cidade) caso vá para outra cidade. CEP e telefone pode deixar como no exemplo.

5 – Clique em “Next: Family”.

Family Information: Relatives

DS-160 - Family Information: RelativesDS-160 - Family Information: Relatives

1 – Coloque o sobrenome do seu pai.

2 – Coloque o nome do seu pai.

3 – Coloque o a data de nascimento do seu pai.

4 – Se o seu pai estiver nos EUA clique em “Yes”. Caso contrário, marque a opção “No”.

5 – Coloque o sobrenome da sua mãe.

6 – Coloque o nome da sua mãe.

7 – Coloque a data de nascimento de sua mãe.

8 – Se sua mãe estiver nos EUA clique em “Yes”. Caso contrário, marque a opção “No”.

9 – Caso tenha algum conhecido que não seja parente nos Estados Unidos coloque em “Yes”, então abrirá um campo pedindo o nome e a situação da pessoa nos EUA.

10 – Coloque “No”. Caso tenha algum parente próximo nos EUA coloque em “Yes”, o consulado considera parente próximo pais e irmãos.

11 – Clique em “Next: Work/Education/Training”.

Present Work/Education/Training Information

DS-160 - Present Work/Education/Training InformationDS-160 - Present Work/Education/Training Information

1 – Coloque o tipo de ocupação que se adequa a você atualmente, como estudante, trabalhador… Caso não tenha na lista a sua profissão, seleciona “Other”, então abrirá embaixo uma caixa para você colocar a sua profissão.

2 – Coloque o nome da empresa em que trabalha. Caso seja proprietário, coloque o nome de sua empresa. Se você for um estudante, coloque o nome da sua escola ou faculdade.

3 – Use esses dois campos para colocar o endereço do seu trabalho. Caso estude em uma faculdade, coloque o endereço dela.

4 – Coloque os seguintes dados do seu trabalho ou faculdade: cidade, estado, CEP (sem traço), telefone e país.

5 – Coloque a data que iniciou o trabalho ou estudo.

6 – Coloque a sua renda mensal. Se você ganha dois mil reais, coloque “2000”, se você ganha cinco mil e quinhentos reais, coloque 5500 e assim por diante. No exemplo, o Luiz ganha doze mil reais.

7 – Faça uma breve descrição sobre o seu cargo ou curso que estuda.

8 – Clique em “Next: Security and Background”.

Security and Background: Part 1

DS-160 - Security and Background: Part 1

Essa página e as próximas 4 páginas serão feitas perguntas do tipo: “Você tem alguma doença contagiosa? Você tem problemas psicológicos? Usa algum tipo de droga? Você pretende levar bombas para os EUA? Pretende praticar prostituição nos EUA? Você pretende sequestrar alguém nos EUA? Pretende praticar terrorismo nos EUA? “. E outras perguntas parecidas.

Coloque tudo em “No”, tanto nessa página, quanto nas próximas 4 páginas. A não ser que você queira fazer alguma dessas situações, então coloque “Yes” (não recomendado).

Por último, clique em “Next: Security/Background Part 2”.

Security and Background: Part 2

Security and Background: Part 2Security and Background: Part 2

Continue clicando em “No”, depois clique “Next: Security and Background: Part 3”

Security and Background: Part 3

Security and Background: Part 3Security and Background: Part 3

Continue clicando em “No”, depois clique “Next: Security and Background: Part 4”

Security and Background: Part 4

Security and Background: Part 4

Continue clicando em “No”, depois clique “Next: Security and Background: Part 5”

Security and Background: Part 5

Security and Background: Part 5

Continue clicando em “No”, depois clique “Next: Review”

Depois de preencher o Formulário DS-160 seguindo as instruções acima, é preciso revisar tudo o que foi colocado. Tenha muita atenção e paciência, o preenchimento errado desse formulário pode resultar em negação de visto.

Revisão: Personal, Address, phone and Passport Information

Revise tudo colocado no Personal, Address, phone and Passport Information na hora do preenchimento. Se quiser mudar alguma coisa, clique em “edit” em cima do local. Quando estiver tudo certo, clique em “next”.

Revisão: Travel Information

Revise tudo colocado no Travel Information na hora do preenchimento. Se quiser mudar alguma coisa, clique em “edit” em cima do local. Quando estiver tudo certo, clique em “next”.

Revisão: U.S. Contact Information

Revise tudo colocado no Contact Information na hora do preenchimento. Se quiser mudar alguma coisa, clique em “edit” em cima do local. Quando estiver tudo certo, clique em “next”.

Revisão: Family Information

Revise tudo colocado no Family Information na hora do preenchimento. Se quiser mudar alguma coisa, clique em “edit” em cima do local. Quando estiver tudo certo, clique em “next”.

Revisão: Work/ Education / Training Information

Revise tudo colocado no Work/ Education / Training Information na hora do preenchimento. Se quiser mudar alguma coisa, clique em “edit” em cima do local. Quando estiver tudo certo, clique em “next”.

Revisão: Security and Background Information

Revise tudo colocado no Security and Background Information na hora do preenchimento. Se quiser mudar alguma coisa, clique em “edit” em cima do local. Quando estiver tudo certo, clique em “next”.

Revisão: Location Information

Essa parte deve ser repassada com atenção dobrada. Caso o Consulado escolhido for colocado errado na hora de preencher, você não poderá entrar quando tiver que ir ao CASV e Consulado.

Revisão: Location Information

1 – Verifique se está escrito o consulado onde deseja fazer a entrevista.

2 – Clique em “Next: Sign and Submit”.

Para que esse processo se complete, você precisará assinar digitalmente o preenchimento e Submeter a DS-160 para o Consulado Americano. Depois, basta imprimir a CONFIRMAÇÃO DA DS-160 como explicado na imagem.

Sign and Submit

Sign and Submit Sign and Submit

Essa é a tela onde é feita a assinatura digital do documento e submeter ao consulado americano.

1 – Clique em “No”.

2 – Confirme as letras e números de seu passaporte.

3 -Coloque o código captcha que irá aparecer.

4 – Clique em “Sign and Submit Application”. Aqui você estará confirmando seu documento e o enviando digitalmente ao consulado americano.

Sign and Submit 2

Sign and Submit 2

1 – Caso apareça essa mensagem, quer dizer que sua DS-160 foi enviada com sucesso! Agora você precisa imprimir a confirmação da DS-160, vamos prosseguir…

2 – Clique em Next: Confirmation”.

Imprima a CONFIRMAÇÃO da DS-160

CONFIRMAÇÃO da DS-160

Essa é a página de confirmação da DS-160 que você precisa levar ao CASV e consulado americano. E tenha ATENÇÃO! O print dessa página não será aceito.

Clique em “Print Confirmation” para imprimir o documento ou salvar em PDF.

Na Foto Abaixo você verá como que é uma CONFIRMAÇÂO DA DS-160

CONFIRMAÇÂO DA DS-160

Veja Também:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar