TURISMO

As 5 principais Ilhas turísticas do Havaí

Conheça as belas Ilhas de Oahu, Big Island, Maui, Kauai e Molokai

Formado por mais de 100 ilhas, algumas maiores do que outras, o Havaí foi constituído como território americano no ano de 1959, após ter sido governado por diversos líderes polinésios até 1795, quando o primeiro Rei do Havaí, Kamehameha unificou todas as Ilhas e instituiu a Monarquia ao arquipélago. Localizado no meio do Oceano Pacifico, o Havaí é considerado o local mais afastado do planeta, e por ser um estado americano é obrigatório obter o Visto dos Estados Unidos para conhecê-lo.

O Havaí possui uma enorme variedade de belas paisagens, com praias, mares, vulcões e a única floresta tropical dos EUA. Com mais de 2.400 quilômetros quadrados, ao longo de centenas de atóis, o arquipélago se tornou um ponto de referência para estudiosos e pesquisadores, além de ser destino ideal para os turistas que buscam a mistura de belezas naturais, tradição e uma cultura única.

Entre as diversas ilhas do arquipélago, somente algumas são habitadas e desenvolvidas economicamente, se destacando mais com o passar dos anos como destino turístico no estado. Conheça as cinco principais ilhas do Havaí e as atrações turísticas que você vai encontrar em cada uma delas.

Ilha de Oahu

Essa é a terceira maior ilha havaiana e sem dúvida uma das mais populares, principalmente por ser onde está localizada a capital do Havaí e a porta de entrada dos destinos turísticos da Ilha, a cidade de Honolulu. É a cidade havaiana mais desenvolvida e conta com uma excelente infraestrutura turística, além de oferecer inúmeras atrações e passeios ao ar livre.

Na língua havaiana, Honolulu significa “baía protegida”, é um dos poucos portos naturais do arquipélago e apesar de ser a capital do estado, consegue manter sua tranquilidade em meio a seus arranha-céus, lojas de grife, praias deslumbrantes, grandes resorts e hotéis, restaurantes requintados e casas noturnas movimentadas. Em Honolulu você vai encontrar famosos pontos turísticos como a antiga base naval de Pearl Harbor e o USS Arizona Memorial, onde ficam os restos do navio onde mais de 1.100 marinheiros americanos foram mortos. Um lugar histórico e cheio de memórias para o país.

Outras atrações muito visitadas é o Palácio Iolani, onde viveu o rei Kamehameha I, a incrível cratera Diamond Head, a Academia de Artes de Honolulu e o bairro Waikiki, onde ficam hospedados a maioria dos visitantes. A praia de Waikiki é considerada a mais importante da ilha de Oahu, ficando próxima da maioria dos pontos turísticos da região e abrigando diversas casas noturnas e restaurantes com gastronomia típica da região, regada a pratos agridoces e muitas frutas, como o abacaxi, e uma culinária sofisticada, com clássicos mundiais.

Na Ilha de Oahu há ainda outras atrações como o Sea Life Park Hawaii, com diversos golfinhos, pinguins, leões marinhos, tubarões, entre outros. Localizado mais ao sul fica o Makapuu Point, um farol de 14 metros dentro de uma torre em forma de cilindro. A trilha de Manoa Falls é um passeio imperdível para os amantes de trekking, cercada de eucaliptos e bambus por todos os lados, terminando nas incríveis cachoeiras Manoa Falls, com mais de 45 metros de altura.

Há ainda as praias de Pipeline, Waimea e Sunset, no litoral norte da Ilha, muito conhecidas por suas ondas gigantes, de até 20 metros de altura, que surgem principalmente durante o inverno havaiano, entre novembro e março, época em que também aparecem diversas baleias na região. As praias de North Shore, Lanikai e Hanauma Bay também são incríveis e merecem ser visitadas.

A melhor maneira para se locomover em Oahu é utilizando carro, mas ainda assim é possível conhecer praticamente toda a região através do sistema de transporte público da ilha, considerado um dos melhores dos EUA.

Big Island

Essa é a ilha mais conhecida do Havaí, devido aos vulcões adormecidos e ativos que se concentram no local, é também a maior e a mais jovem geologicamente. Seu nome oficial é Havaí, mas para não ser sempre confundida com o arquipélago, passou a ser chamada de Big Island. A ilha recebe menos turistas se comparada com as ilhas de Oahu e Maui, o que a torna o destino perfeito para quem procura passeios mais tranquilos em contato com a natureza.

Devido a grande atividade vulcânica, a ilha apresenta muitos costões rochosos, porém também varia bastante seus tipos de paisagens, graças ao seu território de mais de 10 mil quilômetros. Suas variações passam do clima úmido e as lavas dos vulcões aos grandes picos cobertos de neve, belos vales verdes e a incrível praia de areia preta, a Black Sand Beach em Punaluu. Na Big Island é possível encontrar também lindas cachoeiras, como a Hiilawe Falls com quedas d’água de 400 metros, passando pelo rio Lalakea há também a cachoeira Waihilau com seus 790 metros de altura.

Uma das principais atrações da Big Island é o Hawaii Volcanoes National Park, a cerca de 40 km da cidade de Hilo. O Parque abriga dois vulcões ainda ativos, o Mauna Loa, considerado o maior do mundo, com 4.169 metros e o Kilauea Caldera. A área possui diversas rotas e trilhas em meio as mais belas vistas da natureza, que vão desde as florestas tropicais, com plantas raras e animais exóticos às paisagens rochosas formadas pelas lavas petrificadas, grutas de formação vulcânica e crateras inativas. No Parque há ainda museu, mirantes e observatórios, entre outros pontos de onde é possível admirar os vulcões.

A Grande Ilha abriga ainda a trilha do Mauna Kea, a incrível montanha atinge 4.205 metros acima do nível do mar e é um dos pontos astronômicos mais importantes do mundo. Durante o passeio, uma parada imperdível é no Imaloa Astronomy Center of Hawaii, o museu une religião, ciência e natureza, ideal para os amantes e estudiosos sobre esses temas.

Na costa oeste da ilha, não deixe de conhecer a cidade de Kailua, muito turística e com uma excelente infraestrutura e diversos serviços. Possui aeroporto e também um porto que recebe vários cruzeiros. O centro da cidade é onde se encontram as principais atrações, como lojas, restaurantes e lugares históricos como o Hulihee Palace, antiga residência onde os monarcas havaianos passavam as férias e que se tornou um museu bem interessante. As igrejas da cidade também merecem destaque, como a pequena Saint Peter by the Sea, toda branca e azul é um local único para ser fotografado.

A cidade de Hilo também é uma das principais da Ilha, localizada no lado nordeste ela possui um aeroporto internacional, diversas lojas e restaurantes com a culinária típica da região. Hilo também abriga o Pacif Tsunami Museum, com informações e curiosidades sobre os fenômenos que quase destruíram a Ilha. O mercado de produtores que fica no centro da cidade também é imperdível e lá é possível encontrar pratos típicos e artefatos tradicionais da cultura havaiana. Entre as belas praias e outras belezas naturais da área está o Jardim Liliuokalani, com grandes lagoas e encantadores jardins de estilo japonês, com mais de 30 hectares.

Ilha de Maui

Assim como todas as outras ilhas do Havaí, Maui respira cultura, história e belezas naturais por todos os cantos. É a segunda maior ilha do arquipélago e abriga dois vulcões, belas cachoeiras e praias que são verdadeiros cartões postais. Entre essas atrações naturais estão as Honokohau Falls, cachoeiras com quedas de 335 metros de altura, cercada por uma vegetação extraordinária. A ilha também foi escolhida por Spielberg para o filme “Jurassic Park” e diversos lugares são facilmente reconhecidos durante os passeios pelo local.

Os centros urbanos de Maui também são uma atração à parte, começando por Lahaina, a mais conhecida e que também já foi residência de reis havaianos e a capital do reino do Havaí entre os anos de 1820 a 1845. Andando pelas ruas estreitas da cidade é possível viajar no tempo e reviver a época de 1800. O coração da cidade é a Front Street, cheia de construções coloridas, lojas, restaurantes e galerias de arte, além das lindas vistas para o mar e áreas verdes da região.

Ao norte da Ilha fica a cidade de Wailuku, com diversas opções de bares, lojas, museus e galerias onde se encontra muita informação sobre a cultura e as tradições polinésias. O destino ideal para os surfistas é sem dúvida Hookipa Beach, onde acontecem campeonatos de surf e windsurfe, devido as enormes ondas da praia. Já Makena Beach, mais ao sul, com suas águas cristalinas e areia dourada atraem os praticantes de snorkel.

A exuberância da floresta tropical existente na costa leste e a beleza da estrada que a contorna tornam a região ainda mais encantadora. Há ainda o Haleakala, o maior vulcão da ilha, que oferece uma paisagem incrível com seus três mil metros de altura. Há diversas trilhas que levam até o vulcão, com lindas vistas das crateras, do oceano e do nascer do sol entre as nuvens vistas lá do alto.

Maui possui ainda o Santuário Ecológico de Molokini, considerado um dos melhores lugares do mundo para se praticar mergulho. Na ilha também ficam alguns dos campos de golfe mais bonitos do mundo, além da exótica região de Waianapanapa State Park com suas praias de areias escuras e as diversas trilhas com templos religiosos, colônias de pássaros, arcos naturais de pedra e cavernas marinhas pelo caminho.

Ilha de Kauai

Também chamada de “The Garden Island”, devido a suas enormes florestas e por ser onde se encontra a maior quantidade de vegetação do arquipélago, a Ilha de Kauai possui dois picos que passam de 1.500 metros, o Kawaikini e o vulcão Waialeal. Com pouco mais de 67 mil habitantes, Kauai é uma das menores entre as principais ilhas que fazem parte do circuito turístico do arquipélago.

A região possui uma grande variedade de paisagens e belezas naturais que são únicas, misturando desertos, florestas, pântanos, montanhas e colinas. Mas são as belas praias cercadas por enormes palmeiras e cheias de areia branca e macia que deixam os turistas verdadeiramente encantados. A praia de Anini, por exemplo, com seu mar calmo é ideal para banhos e prática de snorkel, devido a presença de recife de coral, sua areia cor-de-rosa e águas claras, por la também existem belas mansões com enormes jardins.

O penhasco Na Pali Coast também torna a paisagem exuberante com sua vista para o oceano, uma verdadeira jóia de 35 quilômetros dentro do Parque de mesmo nome. O parque é um dos lugares mais bonitos da Ilha, um enorme centro de recreação, onde o acesso de carro é proibido na área selvagem e exótica. Além das praias isoladas, Na Pali é composta por gigantescas falésias de até 1.200 metros de altura, grutas marinhas e lindas cachoeiras.

O Farol de Kilauea também é outra atração bem popular na ilha, de cima do farol é possível observar a beleza da passagem das baleias, entre os meses de novembro a abril, além dos gansos selvagens chamados Nene, tradicionais do Havaí. Outra atração imperdível é o Waimea Canyon State Park, parque mais importante da região e também conhecido como o Grand Canyon do Pacífico. Repleto de grandes montanhas, ideal para que gosta de praticar escaladas, trilhas ou simplesmente admirar a incrível paisagem.

Ilha de Molokai

A pequena Ilha transborda calmaria e simplicidade, com um clima amigável Molokai reúne florestas exuberantes e um mar de águas cristalinas. Cercado por falésias irregulares, o ponto mais alto da ilha é o Kamakou, com 1.500 metros. Com um pouco mais de 8 mil habitantes, dos quais muitos são indígenas, a ilha conta com lugares muito interessantes, como a Península de Kalaupapa, onde as montanhas são constantemente envoltas por uma névoa leve e atingidas pelas ondas altas existem na área.

A ilha também abriga uma área onde o sacerdote belga, Damien, trabalhou e criou um antigo lar para os leprosos, dedicando sua vida a cuidar dos doentes e construir igrejas e casas para os necessitados. O local se tornou um parque histórico nacional e as visitas podem ser realizadas somente com um guia autorizado. A dramática história do padre, que acabou morrendo de lepra já foi mostrada em dois filmes: “Damião: o Santo de Molokai”, de 1999 e “A Ilha Amaldiçoada”, de 1959.

A montanha mais alta de Molokai, chamada Kamakou também é uma atração incrível, cheia de lendas locais. A cidade Kaunakakai é bem acolhedora e também o maior centro urbano da ilha, com atrações muito interessantes como o cais, as igrejas St. Joseph’s Catholic Church e a Kaluaaha Church e as estufas onde é possível conhecer todas as etapas de fabricação das tradicionais guirlandas havaianas.

A aldeia de Molokai Ranch, com 21 mil hectares é a área mais turística da ilha, inclui uma fazenda e diversos áreas para esportes ao ar livre, como mountain bike, caiaque e snorkel. A praia mais popular é Papohaku Beach, na região oeste de Molokai, localizada no Papohaku Beach Park, com uma areia branquinha ao longo de mais de 5 quilômetros.

Seja para viajar com a família, curtir uma viagem romântica a dois ou até mesmo viajar curtindo a própria companhia, o Havaí é o destino perfeito, cheio de aventuras, histórias e belezas inesquecíveis. Seja qual for a escolhida, as ilhas havaianas sabem oferecer uma ótima infraestrutura para seus visitantes, além de uma simpatia impressionante, você sempre será recebido com uma saudação única e sorrisos simpáticos. Além é claro, do belo e clássico colar de flores e o famoso “Aloha”.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo