VIDA NA AMERICA

10 curiosidades sobre como os americanos veem o Brasil

Veja os costumes brasileiros que os americanos acham estranhos e o que eles mais gostam no país

Quando um brasileiro viaja para outro país é muito comum se surpreender com os costumes e hábitos diferentes das pessoas que moram no lugar visitado. Pois isso também acontece quando um americano vai para o Brasil ou até mesmo passa a conviver com algum brasileiro nos Estados Unidos. E para entender um pouco sobre a forma como os americanos veem o Brasil, preparamos algumas curiosidades sobre esse “choque cultural”.

O que os americanos mais gostam no Brasil

  1. Hospitalidade

Ser hospitaleiro é uma das marcas registradas do povo brasileiro. São conhecidos no mundo inteiro pela simpatia e pela forma calorosa com que recebem os visitantes. Nos EUA as pessoas ainda estranham o excesso de contato físico que os brasileiros praticam, com abraços, beijos e toques enquanto conversam. No entanto, boa parte dos americanos veem o Brasil  como um país alegre e acolhedor, gostando de como os brasileiros são comunicativos e receptivos com as visitas.

  1. Comida

A comida brasileira sem dúvida é uma das grandes atrações do país. É comum ver os americanos encantados com o tradicional churrasco brasileiro, por exemplo, com carnes de vários cortes, totalmente diferente do que vemos nos EUA. Para eles, a culinária brasileira é muito rica e diversificada, pois nos quatro cantos do país existem as comidas típicas de cada região.

Vale lembrar que os americanos também adoram a cachaça e as famosas caipirinhas brasileiras. Além de algumas sobremesas tradicionais do país, como o brigadeiro e o doce de leite.

  1. Música

A música brasileira faz muito sucesso no exterior, desde a época em que a Bossa Nova ficou conhecida através de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. É muito comum os cantores brasileiros de vários estilos realizarem turnês nos Estados Unidos durante o ano todo.

  1. Carnaval

O Carnaval brasileiro é uma das festas mais famosas do mundo. E muitos americanos ficam encantados quando tem a oportunidade de participar do evento no país. O glamour das passarelas, a beleza das passistas e o fervor da bateria deixam os gringos extasiados.

  1. Futebol

O futebol brasileiro continua sendo um dos principais motivos que fazem os americanos se interessarem pelo Brasil. Apesar do futebol brasileiro não estar mais em uma boa fase já há alguns anos, muitos americanos veem o Brasil ainda como uma das principais seleções do mundo. Em uma conversa entre um americano e um brasileiro, eles certamente vão citar a seleção ou algum craque do Brasil.

Costumes brasileiros que os americanos consideram estranhos

  1. Muitos feriados e 30 dias de férias

Muitos americanos ficam extremamente surpresos quando ficam sabendo que as leis trabalhistas brasileiras garantem 30 dias de férias para os trabalhadores. Isso, porque nos Estados Unidos não há uma legislação exata sobre o assunto. E a não ser que você esteja no colégio e tenha as férias de verão, os dias de descanso duram bem menos em qualquer outra ocupação.

Além disso, os diversos feriados e as pontes facultativas que geram os feriados prolongados também surpreendem os gringos. Nos EUA os feriados são raridade, principalmente emendar dias de folga.

  1. Comer pizza com talher

O significado de comer uma simples pizza é bem diferente no Brasil e nos Estados Unidos. Enquanto para os americanos a pizza é considerada fast food, algo para se comer apenas para matar a fome em qualquer momento do dia. Para os brasileiros a pizza se tornou algo mais requintado.

No Brasil as pessoas costumam se reunir para ir a uma pizzaria, sentam e apreciam com calma o prato, utilizando inclusive garfo e faca. Por isso, os gringos consideram algo muito estranho o fato dos brasileiros preferirem utilizar os talheres ao invés de segurar a pizza com as mãos.

  1. Lixeira para o papel higiênico

Os americanos consideram muito estranho, e até mesmo um pouco nojento o fato dos brasileiros utilizarem lixeira para jogar o papel higiênico. Diferente dos Estados Unidos, o Brasil ainda sofre com graves problemas de saneamento básico. O sistema de tratamento de esgoto e de encanamento brasileiro não está preparado para receber o papel.

Já no país norte americano o papel higiênico é descartado dentro do vaso, assim como os restos de comida que sobram nos pratos são descartados na pia da cozinha. Já que as casas e estabelecimentos possuem infraestrutura para isso.

  1. Não usar o sobrenome

Outro costume que causa certa confusão entre os americanos é o fato dos brasileiros não usarem o sobrenome para se referir a alguém. No Brasil é comum chamar as pessoas pelo nome, independente se for um amigo íntimo, familiar ou alguém do trabalho. Já nos Estados Unidos pode ser até considerado falta de educação chamar alguém apenas pelo nome. Os americanos sempre se referem aos outros pelo sobrenome, principalmente se for alguém mais velho ou desconhecido.

  1. Cumprimentar as pessoas com beijos no rosto e abraço

Apesar de gostarem da receptividade brasileira, os americanos consideram extremamente estranho o costume de cumprimentar as pessoas com beijos no rosto e abraços. Na cultura americana o contato físico e as expressões de afeto são utilizados apenas entre os familiares e pessoas íntimas, e ainda assim com bem menos frequência do que no Brasil. Ao chegar a uma festa, por exemplo, os americanos não costumam cumprimentar pessoa por pessoa, muito menos de forma tão calorosa como os brasileiros.

Como você pode ver, alguns costumes e hábitos brasileiros podem surpreender e muito os norte americanos. No entanto, o país verde e amarelo possui diversas qualidades que fazem muitos gringos se apaixonarem.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo